Por Memória Globo

Acervo/Globo

Inicialmente, chamava-se 'Gente Global' e era exibido na Terça Global, faixa de programação noturna da emissora, na segunda terça-feira de cada mês. Em agosto de 1973, passou a ser exibido às quintas-feiras, no mesmo horário, e ganhou seu nome definitivo, Globo Gente.

Diversas personalidades passaram pelo programa. Além dos artistas do elenco da TV Globo, como Dina Sfat, Nívea Maria e Édson França, os cantores Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa e Elomar. Também havia espaço para os profissionais desconhecidos do grande público, como a educadora Luci Silva Serra, por exemplo, que abordou o tema das crianças que exigem cuidados especiais.

Jô Soares no programa 'Globo Gente', 1973 — Foto: Acervo/Globo

Curiosidades

Jô Soares participou e comandou diversos programas de humor da emissora, como 'Quadra de Setes' (1966), 'Faça Humor, não Faça Guerra' (1970), 'Satiricom' (1973), 'Planeta dos Homens' (1976) e 'Viva o Gordo' (1981). Jô Soares voltaria a apresentar um programa de entrevistas na TV Globo no ano 2000, quando estreou o 'Programa do Jô'.

Período de exibição: 04/1973 a 27/09/1973 | Horário: terças-feiras, às 23h

Jô Soares no programa 'Globo Gente', 1973 — Foto: Acervo/Globo

Jô Soares e Aloisio de Oliveira no programa 'Globo Gente', 1973 — Foto: Acervo/Globo

Glória Menezes e Jô Soares no programa 'Globo Gente', 1973 — Foto: Acervo/Globo

Glória Menezes no programa 'Globo Gente', 1973 — Foto: Acervo/Globo

Jô Soares no programa 'Globo Gente', 1973 — Foto: Acervo/Globo

Djenane Machado no programa 'Globo Gente', 1973 — Foto: Acervo/Globo

FONTES

Depoimento de Manoel Carlos ao Memória Globo; MEMÓRIA GLOBO. 'Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento'. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; “Hoje na TV” In: O Globo, 1973.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)