Por Memória Globo


Trecho do episódio 'O Santo e a Porca' de 'Brava Gente', 2000

Trecho do episódio 'O Santo e a Porca' de 'Brava Gente', 2000

Dodô (Bruno Garcia) ama Margarida (Leandra Leal), filha de um rico comerciante. Com a melhor das intenções, o pai do rapaz, o fazendeiro Eudoro (Rogério Cardoso), escreve uma carta ao pretenso sogro Euricão (Marco Nanini)  pedindo a ele o seu maior tesouro, ou seja, a mão de sua filha em casamento.

Exibição: 26/12/2000 | Horário: 22h05 | Obra original: peça teatral de Ariano Suassuna | Roteiro: Adriana Falcão | Direção: Maurício Farias

Marco Nanini no episódio 'O Santo e a Porca' de 'Brava Gente', 2000 — Foto: Acervo/Globo

Euricão pensa que Eudoro quer roubar sua fortuna, seu “maior tesouro”: uma porca de argila onde ele esconde uma grande quantia em dinheiro economizado há anos. A tia da menina, a solteirona Benona (Nicette Bruno), acredita que o pedido de casamento é para ela. Dodô acha que o pai vai se casar com sua amada. Para ajudar o jovem casal apaixonado, Caroba (Denise Fraga), a empregada de Euricão, arma um plano mirabolante. E dá certo. No final, todos se casam – Dodô com Margarida, Eudoro com Benona e até Caroba com Pinhão (Tadeu Mello). Apenas Euricão continua sozinho, obcecado por sua porquinha cheia de dinheiro.

Nicette Bruno no episódio 'O Santo e a Porca' de 'Brava Gente', 2000 — Foto: Acervo/Globo

Curiosidades

O texto original de Ariano Suassuna é inspirado na peça ‘Aulularia’ ou ‘A Comédia da Marmita’, do cômico romano Plauto (séculos III e II a.C.).

Ficha Técnica

ELENCO

Bruno Garcia – Dodô
Denise Fraga – Caroba
Leandra Leal – Margarida
Marco Nanini – Euricão
Nicette Bruno – Benona
Rogério Cardoso – Eudoro Vicente
Tadeu Mello – Pinhão

EQUIPE

Obra original: peça teatral de Ariano Suassuna
Roteiro: Adriana Falcão
Direção: Maurício Farias
Núcleo: Guel Arraes

Fontes

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)