Por Memória Globo

Acervo/Globo

Era exibido na Terça Nobre, faixa de programação noturna da emissora, e produzido pelo Núcleo Guel Arraes. O programa era de entretenimento, mas procurava dar ênfase a um caráter documental. Dessa forma, esquetes de humor não foram mesclados às reportagens, como se fazia anteriormente no humorístico 'Programa Legal' (1991).

Segundo Regina Casé, acentuar o viés jornalístico do programa tornou possível a experiência de novos recursos.

Concebido a partir de um programa-piloto, levado ao ar em 28 de dezembro de 1994, como parte da programação de fim de ano da Rede Globo, o Brasil Legal acabou se tornando um bem-humorado documentário de costumes, graças à veia cômica da apresentadora.

O programa-piloto abordou diferentes festas populares do país. A direção ficou sob responsabilidade de Belisário Franca. Os redatores eram Paulo Roberto Abrantes, Hermano Vianna, Maria Carmem Barbosa, Luiz Carlos Góes, Alberto Renault, Fausto Fawcett e Pedro Cardoso.

Período de exibição: 29/12/1994 (programa-piloto) / 16/05/1995 a 16/12/1997 / 13/01/1998 (melhores momentos de 1997) / 26/04/1998 | Horário: quartas-feiras; terças-feiras; domingos, às 21h30

EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO

Webdoc sobre o programa Brasil Legal com entrevistas exclusivas do Memória Globo.

Webdoc sobre o programa Brasil Legal com entrevistas exclusivas do Memória Globo.

FONTES

Depoimento de Regina Casé ao Memória Globo; Boletim de programação da Rede Globo, 1166, 1168, 1188, 09/1997, 03/1998, 1998; Boletim especial de programação da Rede Globo, 1212; MEMÓRIA GLOBO. 'Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento'. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; “APCA elege os destaques de 97” In: Folha de S. Paulo, 14/12/1997; JARDIM, Vera. “Ilustres desconhecidos” In: Jornal do Brasil, 03/06/1995.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)