Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

No programa, eram discutidos temas diversos, que podiam ir do racismo ao misticismo, passando pela violência urbana, ou pela regulamentação da profissão de ator. Além disso, homenageavam-se nomes do meio artístico brasileiro, valorizando a música, o humor e a literatura brasileira. A ligação entre a atualidade e os shows era garantida pela inserção de músicas, trechos de peças e filmes relacionados com o assunto em debate, ou reportagens especiais.

Ivan Lins no programa 'Brasil 78', 1978 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

O teatro era um dos principais focos do 'Brasil 78'. Na primeira edição do programa, foram homenageadas personalidades como Oduvaldo Vianna Filho e Procópio Ferreira. Outro foi especialmente dedicado a Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, que subiu ao palco rodeado por belas mulheres, chamadas por ele de “certinhas do Lalau”.

Período de exibição: 12/04 a 04/08/1978 | Horário: sextas-feiras, às 20h55

Bibi Ferreira no programa 'Brasil 78', 1978 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Gal Costa no programa 'Brasil 78', 1978 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Elizeth Cardoso no programa 'Brasil 78', 1978 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Bibi Ferreira e Grande Otelo no programa 'Brasil 78', 1978 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Virgínia Lane no programa 'Brasil 78', 1978 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Quarteto em Cy no programa 'Brasil 78', 1978 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Maria Rosa, Christiane Torloni, Marlene, Alcione Mazzeo, Heloisa Raso, Fatima Freire, Monique Lafond, Rosemeire, Kate Lyra, Maria Claudia, Angelina Muniz e Adele Fátima no programa 'Brasil 78', 1978 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Ficha Técnica

Direção-geral: Augusto César Vannucci
Direção artística: Paulo Afonso Grisolli
Produção musical: Guio de Moraes
Coordenação geral: Wilson Rodrigues. 
Textos: Luiz Carlos Maciel, Sérgio Cabral, Marcos Reis, Eloy Santos, Carlos Eduardo Novaes, Paulo Afonso Grisolli e Ricardo Cravo Albin
Cenografia: Federico Padilha

FONTES

Boletim de programação da Rede Globo, 260, 269, 286; MEMÓRIA GLOBO. 'Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento'. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; ALVES, Izilda. “Bibi 78 na TV” In: Folha de S. Paulo, 10/03/1978.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)