Por Memória Globo

Memoria Globo

Com a participação de atores, diretores de cinema, humoristas, jogadores de futebol, músicos e cantores, a Batalha dos Astros era apresentada por Luiz Carlos Miéle, com direção de Oswaldo Loureiro. As equipes que participaram do primeiro programa eram compostas por quatro artistas: a primeira era formada pelo elenco da novela das sete Final Feliz (1982) e a outra, pelo elenco da novela das oito Sol de Verão (1982).

A competição era organizada da seguinte maneira: o jogador representante de uma das equipes escolhia um participante do painel, estruturado como jogo-da-velha. Miéle, então, fazia uma pergunta ao convidado, que devia respondê-la lembrando histórias engraçadas, curiosas, ou através de piadas. O jogador, então, concordava ou não com a resposta. Cada marca no painel valia dez pontos, e aquele que completasse o jogo-da-velha recebia 50 pontos adicionais.

Alternavam-se os representantes de cada equipe. O vencedor da etapa ganhava um prêmio. No final, o grupo que tivesse maior número de pontos era o vencedor da semana, recebendo um prêmio especial e acumulando um ponto. Sagrava-se campeã a equipe que completasse três pontos primeiro. Esta ganhava o direito de permanecer no programa para uma nova rodada. Entre os participantes da Batalha dos Astros, estiveram nomes como Juca Chaves, Rosemary, Rogéria, Ronaldo Bôscoli, Jorge Dória, Dercy Gonçalves, Ronnie Von, Fafá de Belém, Tony Ramos, Débora Bloch, entre muitos outros.

Abertura do programa 'Batalha dos Astros'.

Abertura do programa 'Batalha dos Astros'.

Período de exibição: 20/03/1983 a 01/01/1984 | Horário: domingo, às 16h

Fafá de Belém, Tutuca, Jorge Dória, Rosemary, Dercy Gonçalves, Ronnie Von, José Vasconcellos e Juca Chaves em 'Batalha dos Astros' — Foto: Acervo/Globo

Terezinha Sodré, Roberto Guilherme, Lady Francisco e Lupe Gigliotti em 'Batalha dos Astros' — Foto: Acervo/Globo

Dercy Gonçalves em 'Batalha dos Astros' — Foto: Acervo/Globo

Lúcia Alves em 'Batalha dos Astros', 1983 — Foto: Geraldo Modesto/Globo

Mário Gomes em 'Batalha dos Astros', 1983 — Foto: Geraldo Modesto/Globo

Luiz Carlos Miéli e Buza Ferraz em 'Batalha dos Astros', 1983 — Foto: Geraldo Modesto/Globo

Paulo Figueredo, Débora Bloch e Tony Ramos em 'Batalha dos Astros', 1983 — Foto: Geraldo Modesto/Globo

Fafá de Belém, Tutuca, Jorge Dória, Rosemary, Dercy Gonçalves, Ronnie Von, José Vasconcellos e Juca Chaves em 'Batalha dos Astros' — Foto: Acervo/Globo

José Vasconcelos em 'Batalha dos Astros', 1983 — Foto: Geraldo Modesto/Globo

Luiz Carlos Miéli, Débora Bloch, Jorge Dória, Dercy Gonçalves, Ronnie Von, Rosemary, José Vasconcelos e Fafá de Belém em 'Batalha dos Astros', 1983 — Foto: Geraldo Modesto/Globo

Ficha Técnica

Apresentação: Luiz Carlos Miéle
Direção: Oswaldo Loureiro

FONTES

Boletim de programação da Rede Globo, 532; MEMÓRIA GLOBO. 'Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento'. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; “Batalha dos Astros” In: O Globo, 20/03/1983; TÁVOLA, Artur da. “A nova programação dominical da Globo” In: O Globo, 22/03/1983.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)