O programa era apresentado por Maria Cláudia e José Augusto Branco, com direção de Augusto César Vannucci, produção de Mário Lúcio Vaz e João Lorêdo e produção musical de Cícero Carvalho. Entremeando a competição, eram apresentadas diversas atrações musicais e circenses, com a participação de artistas populares e celebridades da época.
Lúcio Mauro no programa 'Alô Brasil' Aquele Abraço'. — Foto: Acervo/Globo
Além dos referidos apresentadores, o programa contava também com os seguintes representantes estaduais ou regionais: Agildo Ribeiro (RJ), Renato Corte Real (SP), Célia Biar (MG), Arlete Salles (BA), Paulo Silvino (RS), Paulo Araújo (PR e SC) e Lúcio Mauro (Norte-Nordeste). 'Alô Brasil' estimulava a participação dos telespectadores, que era feita pelo telefone ou através de cartas enviadas à emissora. O público era chamado a eleger as melhores atrações, que ganhavam prêmios. O representante estadual cuja atração ficasse em último lugar, por sua vez, pagava uma prenda. Lúcio Mauro, por exemplo, teve que subir ao topo do Cristo Redentor e lavar a cabeça da estátua.
Lilico, Lucio Mauro, Celia Biar e Renato Corte Real no programa 'Alô Brasil, Aquele Abraço'. — Foto: Acervo/Globo
Período de exibição: 30/09/1969 a 27/12/1971 | Horário: terças-feiras, às 20h30
A produção do programa acompanhava os representantes aos estados, e eles – que faziam parte do elenco da TV Globo – ficavam responsáveis por procurar uma atração que representasse a região. Assim, apresentavam-se repentistas, cantores e sanfoneiros, que, em seguida, eram submetidos ao concurso.
'Alô Brasil, Aquele Abraço' contou ainda com a participação de José Roberto Kelly, Moacyr Franco, Luiz Carlos Miéle, Grande Otelo e Jô Soares. Entre os diversos convidados que se apresentaram no programa, estiveram Altemar Dutra, Ronnie Von, Eliana Pittman, Juca Chaves, a dupla sertaneja Tonico e Tinoco e o jogador de futebol Jairzinho.
Lilico e Chacrinha no programa 'Alô Brasil, Aquele Abraço'. — Foto: Acervo/Globo
Lilico e Jairzinho no programa 'Alô Brasil, Aquele Abraço'. — Foto: Acervo/Globo
Em 1970, a direção do programa fez uma “brincadeira” com o público, ao anunciar a transmissão de um 'Alô Brasil' especial, supostamente, direto da Itália. Os representantes apareceram embarcando num avião e, em seguida, passaram a apresentar atrações italianas, como a cantora Rita Pavone. Na verdade, tratava-se de uma montagem feita por João Lorêdo com videoteipes de shows produzidos pela televisão italiana.
José Santa Cruz e Sandra Bréa no programa 'Alô Brasil, Aquele Abraço'. — Foto: Acervo/Globo
Ficha Técnica
Apresentadores: Maria Cláudia e José Augusto Branco
Direção: Augusto César Vannucci
Produção: Mário Lúcio Vaz e João Lorêdo
Produção musical: Cícero Carvalho
Jorge Ben Jor no programa 'Alô Brasil, Aquele Abraço'. — Foto: Acervo/Globo
FONTES
Depoimentos de Agildo Ribeiro, João Lorêdo, Lúcio Mauro, Mário Lúcio Vaz e Ruy Mattos ao Memória Globo; MEMÓRIA GLOBO. 'Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento'. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; “Integração pelo riso” In: Jornal do Brasil, 06/05/1971; ANDRADE, Valério. “Integração humorística” In: Jornal do Brasil, 08/05/1971; “Equívocos na mudança” In: Jornal do Brasil, 20/01/1972; “Era brincadeira” In: Revista Veja, 21/10/1970. |