#JOGAJUNTO

Prancheta do Gustavinho

Posição 4

11-10-2024 | 06:49
Por Gustavinho Lima

Esses jogadores têm um papel grande na mudança do estilo de jogo do basquete atual; confira 12 alas-pivôs para ficar de olho no NBB CAIXA 2024/25

Os jogadores da posição 4 têm um papel grande na mudança do estilo de jogo do basquete atual. Cada vez mais versáteis, os alas-pivôs conseguem pegar o rebote e pôr a bola no chão para puxar o contra-ataque. Jogam cada vez mais abertos, possibilitando mais espaço para cortes com e sem bola, deixando um basquete mais fluído e dinâmico. Sem dúvidas todos os jogadores têm um papel importante, mas para muitos especialistas é a posição mais importante em um sistema de jogo. Os 4 podem “abrir a quadra” matando bolas de três pontos e funcionar como um segundo armador, tocando muito na bola para viradas de jogo, high low (pivô de cima para pivô de baixo) mão a mão, sendo fundamental na estratégia de qualquer equipe.

1 – Lucas Dias – Sesi Franca

MVP, MVP, MVP! Além de sobrar dentro de quadra o melhor jogador do último NBB, vem exercendo cada vez mais o poder de liderança dentro da equipe. Vem de uma Olimpíada em Paris onde foi titular do Brasil e na sequência conquistar o título do campeonato Paulista, o 16° no Franca. Bem fisicamente entra para competir pelo título e também pelo troféu de MVP da Liga.

Lucas Dias foi o MVP das últimas duas temporadas. Foto: Marcos Limonti/SFB

2 – Victão – Corinthians

Trajetória especial do ala/pivô criado nas categorias de base do Paulistano e depois de 6 temporadas como profissional e um troféu de NBB CAIXA conquistado se transfere ao Corinthians. Com sua entrega, Victão sempre eleva o espírito e o nível de competitividade dos times que passa. Intenso na briga na tábua e com ótimo posicionamento e trabalho de pés, tem capacidade para rolar para dentro ou fazer o bloqueio e abrir para matar bolas de 3 pontos. Peça chave no Corinthians para abrir a quadra nesta edição 2024/25.

Victão pode colocar o Corinthians em outro patamar. Foto: Beto Miller

3- Antônio – Unifacisa

Um dos ala-pivôs mais versáteis do NBB continua na Unifacisa. Na temporada 2023/24 sofreu com lesões, o que atrapalhou seu ritmo em quadra. Estando bem fisicamente tem um repertório enorme de ameaças à cesta. Mata bolas de 3, pode cair no poste, bater pra dentro um chutar a partir do drible. Sempre muito intenso, agrega boas coisas e se controlar melhor suas emoções, pode voar ainda mais alto.

Antônio pode ser um diferencial para o técnico Rodrigo Galego. Foto: Assessoria/San Martín

4- Rafael Mineiro – KTO Minas

Um dos jogadores mais consistentes de todos os tempos no NBB. Sabe exatamente sua função dentro de quadra e sempre entrega o que lhe é atribuído. Defende de 1 a 5, briga nos rebotes nas duas tabelas, e entende do jogo, fazendo bons bloqueios e jogando muito bem na “sobra” e nas continuações de corte. Todo treinador gostaria de ter um Rafa Mineiro no time!

Rafael Mineiro (esq.) é importante da defesa e no ataque. Foto: Matheus Maranhão

5 – Rafael Paulichi – R10 Score Vasco da Gama

O céu é o limite para o ala-pivô do Vasco! Vencedor do prêmio de melhor evolução na última temporada, Paulichi vem para a sua segunda temporada vestindo o manto cruzmaltino. Consistente defensivamente e com entendimento do jogo, encaixou bem no sistema de jogo proposto por Léo Figueiró. Joga bem dentro, indo forte próximo ao aro e também “abrindo a quadra” com seu bom chute de longa distância.

Paulichi foi um dos grandes nomes do R10 Score Vasco da Gama na temporada passada. Foto: Matheus Maranhão

6 – Tyrone – São Paulo

Com uma leitura de jogo muito acima da média e possibilidades de defender qualquer posição em quadra, Tyrone continua a ser um jogador muito impactante no NBB CAIXA. Sofreu com algumas lesões recentes que acabaram tirando seu ritmo do tricolor mas, saudável, vai elevar o patamar do time dos dois lados da quadra. Pode fechar o jogo no small ball como 5 e criar muitos desequilíbrios.

Sem lesões, Tyrone será muito importante para o São Paulo. Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net

7 – Brunão – Paulistano/CORPe

Intensidade em todas as ações dentro de quadra. Com Brunão de 22 anos não tem meio termo, é tudo sempre 100%. Mais um jogador da base do Paulistano que consegue fazer uma sólida transição da LDB para o time principal. Ganhou a confiança do treinador Demétrius e com tempo de quadra vem evoluindo muito nas finalizações e agressividade ao aro. É o tipo do jogador que cai bem em qualquer estilo de jogo, acredito ter um futuro brilhante no basquete nacional.

Brunão ganhou total aprovação do técnico Demétrius para evoluir em quadra. Foto: João Pires.

8 – Gabriel Novaes – Pato Basquete

Muito técnico no poste, e com bom tiro de 3 pontos, Novaes vem demonstrando muita maturidade e capacidade de evoluir. MVP da LDB em 2023, teve uma temporada sólida pelo Pato 11,7 pontos e 6,4 rebotes.no NBB 23/24. Assediado no mercado, a diretoria mandou super bem em conseguir renovar o ala-pivô em seu elenco.

Gabriel Novaes tem tudo para fazer uma grande temporada com o Pato Basquete. Foto: Assessoria San Martin

9 – Douglas Santos – Farma Conde/São José Baskteball

Não tem como abrir mão de um jogador como Douglas Santos! Pivô ágil, e que corre bem a quadra, briga por todos os rebotes ofensivos e sabe bem seu papel dentro da equipe. Jogador de 26 anos e 2,02 tem ainda muito para evoluir, mas na temporada passada teve números muito consistentes com 10,4 pontos e 4,9 rebotes pelo São José.

Douglas Santos é ágil, corre bem a quadra e briga por todos os rebotes ofensivos. Foto: Léo Lenzi/Agência NTZ

10 – David Nesbitt – CAIXA/Brasília

Tricampeão do NBB CAIXA, o pivô de Bahamas tem muito história do basquete nacional. Conhecido por sua disciplina e dedicação nos treinos e jogos, Nesbitt chega ao Caixa Brasília para ser o jogador mais experiente da equipe. Depois de uma temporada abaixo das expectativas na Unifacisa, com a confiança do treinador Dedé Barbosa depositada em seu potencial, conseguiu encontrar seu melhor basquete no torneio de abertura e se conseguir se manter saudável pode voltar a ser um dos melhores ala/pivôs da Liga.

Nesbitt foi uma grande adição para o CAIXA/Brasílio. Foto: Thiago Gamboa

11 – Hollowell – KTO Minas

Demonstrou muita qualidade jogando por Bauru Basket na temporada 2023/24. Ala-pivô versátil, bom no drive e também nos chutes de longa distância. Chega ao Minas para ampliar o leque de possibilidades, podendo abusar de formações no garrafão no time dirigido por Léo Costa. Hollowell ao lado de Paranhos, Mineiro e Wini Silva formam um dos melhores grupos de pivôs do campeonato.

Hollowell chega ao KTO Minas após se destacar no Bauru Basket. Foto: Matheus Maranhão

12 – Lucas Siewert – Flamengo

Ele tem! Um jogador de 2,08 que mata bola de 3 pontos cai bem em qualquer time! Com esse Flamengo vai jogar rodeado de craques, o que pode facilitar para conseguir volume de arremessos. Lucas Siewert tem média de duas bolas de 3 pontos convertidas por jogo, com 39% de aproveitamento, em quatro temporadas do NBB CAIXA.

Lucas Siewert tem ótimo aproveitamento do perímetro. Foto: Matheus Maranhão

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.