HOJE
Posição 4
Por Gustavinho Lima
Esses jogadores têm um papel grande na mudança do estilo de jogo do basquete atual; confira 12 alas-pivôs para ficar de olho no NBB CAIXA 2024/25
Os jogadores da posição 4 têm um papel grande na mudança do estilo de jogo do basquete atual. Cada vez mais versáteis, os alas-pivôs conseguem pegar o rebote e pôr a bola no chão para puxar o contra-ataque. Jogam cada vez mais abertos, possibilitando mais espaço para cortes com e sem bola, deixando um basquete mais fluído e dinâmico. Sem dúvidas todos os jogadores têm um papel importante, mas para muitos especialistas é a posição mais importante em um sistema de jogo. Os 4 podem “abrir a quadra” matando bolas de três pontos e funcionar como um segundo armador, tocando muito na bola para viradas de jogo, high low (pivô de cima para pivô de baixo) mão a mão, sendo fundamental na estratégia de qualquer equipe.
1 – Lucas Dias – Sesi Franca
MVP, MVP, MVP! Além de sobrar dentro de quadra o melhor jogador do último NBB, vem exercendo cada vez mais o poder de liderança dentro da equipe. Vem de uma Olimpíada em Paris onde foi titular do Brasil e na sequência conquistar o título do campeonato Paulista, o 16° no Franca. Bem fisicamente entra para competir pelo título e também pelo troféu de MVP da Liga.
2 – Victão – Corinthians
Trajetória especial do ala/pivô criado nas categorias de base do Paulistano e depois de 6 temporadas como profissional e um troféu de NBB CAIXA conquistado se transfere ao Corinthians. Com sua entrega, Victão sempre eleva o espírito e o nível de competitividade dos times que passa. Intenso na briga na tábua e com ótimo posicionamento e trabalho de pés, tem capacidade para rolar para dentro ou fazer o bloqueio e abrir para matar bolas de 3 pontos. Peça chave no Corinthians para abrir a quadra nesta edição 2024/25.
3- Antônio – Unifacisa
Um dos ala-pivôs mais versáteis do NBB continua na Unifacisa. Na temporada 2023/24 sofreu com lesões, o que atrapalhou seu ritmo em quadra. Estando bem fisicamente tem um repertório enorme de ameaças à cesta. Mata bolas de 3, pode cair no poste, bater pra dentro um chutar a partir do drible. Sempre muito intenso, agrega boas coisas e se controlar melhor suas emoções, pode voar ainda mais alto.
4- Rafael Mineiro – KTO Minas
Um dos jogadores mais consistentes de todos os tempos no NBB. Sabe exatamente sua função dentro de quadra e sempre entrega o que lhe é atribuído. Defende de 1 a 5, briga nos rebotes nas duas tabelas, e entende do jogo, fazendo bons bloqueios e jogando muito bem na “sobra” e nas continuações de corte. Todo treinador gostaria de ter um Rafa Mineiro no time!
5 – Rafael Paulichi – R10 Score Vasco da Gama
O céu é o limite para o ala-pivô do Vasco! Vencedor do prêmio de melhor evolução na última temporada, Paulichi vem para a sua segunda temporada vestindo o manto cruzmaltino. Consistente defensivamente e com entendimento do jogo, encaixou bem no sistema de jogo proposto por Léo Figueiró. Joga bem dentro, indo forte próximo ao aro e também “abrindo a quadra” com seu bom chute de longa distância.
6 – Tyrone – São Paulo
Com uma leitura de jogo muito acima da média e possibilidades de defender qualquer posição em quadra, Tyrone continua a ser um jogador muito impactante no NBB CAIXA. Sofreu com algumas lesões recentes que acabaram tirando seu ritmo do tricolor mas, saudável, vai elevar o patamar do time dos dois lados da quadra. Pode fechar o jogo no small ball como 5 e criar muitos desequilíbrios.
7 – Brunão – Paulistano/CORPe
Intensidade em todas as ações dentro de quadra. Com Brunão de 22 anos não tem meio termo, é tudo sempre 100%. Mais um jogador da base do Paulistano que consegue fazer uma sólida transição da LDB para o time principal. Ganhou a confiança do treinador Demétrius e com tempo de quadra vem evoluindo muito nas finalizações e agressividade ao aro. É o tipo do jogador que cai bem em qualquer estilo de jogo, acredito ter um futuro brilhante no basquete nacional.
8 – Gabriel Novaes – Pato Basquete
Muito técnico no poste, e com bom tiro de 3 pontos, Novaes vem demonstrando muita maturidade e capacidade de evoluir. MVP da LDB em 2023, teve uma temporada sólida pelo Pato 11,7 pontos e 6,4 rebotes.no NBB 23/24. Assediado no mercado, a diretoria mandou super bem em conseguir renovar o ala-pivô em seu elenco.
9 – Douglas Santos – Farma Conde/São José Baskteball
Não tem como abrir mão de um jogador como Douglas Santos! Pivô ágil, e que corre bem a quadra, briga por todos os rebotes ofensivos e sabe bem seu papel dentro da equipe. Jogador de 26 anos e 2,02 tem ainda muito para evoluir, mas na temporada passada teve números muito consistentes com 10,4 pontos e 4,9 rebotes pelo São José.
10 – David Nesbitt – CAIXA/Brasília
Tricampeão do NBB CAIXA, o pivô de Bahamas tem muito história do basquete nacional. Conhecido por sua disciplina e dedicação nos treinos e jogos, Nesbitt chega ao Caixa Brasília para ser o jogador mais experiente da equipe. Depois de uma temporada abaixo das expectativas na Unifacisa, com a confiança do treinador Dedé Barbosa depositada em seu potencial, conseguiu encontrar seu melhor basquete no torneio de abertura e se conseguir se manter saudável pode voltar a ser um dos melhores ala/pivôs da Liga.
11 – Hollowell – KTO Minas
Demonstrou muita qualidade jogando por Bauru Basket na temporada 2023/24. Ala-pivô versátil, bom no drive e também nos chutes de longa distância. Chega ao Minas para ampliar o leque de possibilidades, podendo abusar de formações no garrafão no time dirigido por Léo Costa. Hollowell ao lado de Paranhos, Mineiro e Wini Silva formam um dos melhores grupos de pivôs do campeonato.
12 – Lucas Siewert – Flamengo
Ele tem! Um jogador de 2,08 que mata bola de 3 pontos cai bem em qualquer time! Com esse Flamengo vai jogar rodeado de craques, o que pode facilitar para conseguir volume de arremessos. Lucas Siewert tem média de duas bolas de 3 pontos convertidas por jogo, com 39% de aproveitamento, em quatro temporadas do NBB CAIXA.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.