A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou na sexta-feira, 13 de dezembro, a Sessão Solene do Conselho Universitário em homenagem aos 30 anos da instituição. Na programação do dia, foram realizadas diversas homenagens a pessoas e instituições que vêm, de diferentes formas, participando da construção da Universidade.
Um dos blocos de homenagens foi a sequência na categoria “Reconhecimento de Parceria Transformadora”, que incluiu a USP entre os agraciados. A entrega foi feita pela reitora da Unifesp, Raiane Patrícia Severino Assumpção, e pela vice-reitora, Lia Rita Azeredo Bittencourt.
“Neste momento queremos ressaltar o papel de todos aqueles e aquelas que acreditam na nossa universidade e no papel que ela tem. São diversas instituições públicas e privadas que, a partir de suas missões, se coadunam com o princípio da nossa universidade e, dessa forma, têm apoiado e estado sempre juntas conosco para que a nossa instituição pudesse, de fato, fazer com que aquilo que é o princípio institucional e o interesse da nossa coletividade pudesse ser efetivado. A nossa gratidão a todas as instituições e a todas as lideranças que, ao longo desses 30 anos, efetivamente fizeram com que a nossa universidade fosse transformada e também pudesse contribuir para a transformação da sociedade em geral”, afirmou Raiane, ao chamar os homenageados.
A USP foi representada na solenidade pelo reitor, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e pela vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda. Outras instituições voltadas para a pesquisa e para a ciência também receberam a comenda. Entre elas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Universidade Federal do ABC (UFABC), o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e a Fundação Oswaldo Ramos – Hospital do Rim, além de representantes políticos e dos poderes da República.