- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Vendeu participação no iFood e se deu bem; ações da Just Eat dispararam 34% no exterior
Vendeu participação no iFood e se deu bem; ações da Just Eat dispararam 34% no exterior
As ações da Just Eat Takeaway negociadas na Bolsa de Amsterdã há pouco tinham alta de 34,7% após a companhia anunciar a venda da sua participação de 33,3% no iFood para a Prosus, pertencente ao grupo sul-africano Naspers, por até R$ 9,5 bilhões. A plataforma agora passa a ser totalmente controlada pela Movile.
“Em um ambiente cada vez mais competitivo, a aquisição da participação remanescente no iFood pela Movile reforça que estamos no caminho certo e fazendo a diferença como empresa nacional de tecnologia, impactando positivamente a vida das pessoas no Brasil”, disse Fabricio Bloisi, CEO do iFood e fundador da Movile, em nota.
Na opinião do banco de investimentos Jefferies, a venda da participação é positiva para a Just Eat Takeaway, fortalecendo suas finanças. Os analistas notam, no entanto, que a companhia rejeitou proposta maior pela participação há um ano.
Já para o AJ Bell, a injeção de dinheiro vai ajudar a companhia a reduzir sua dívida e mudar a estratégia para focar operações na Europa. O banco de investimentos não descarta a venda do Grubhub nos Estados Unidos.
Ao mesmo tempo, as ações da Prosus têm leve alta de 0,03%, também na Bolsa de Amsterdã. No último balanço da companhia, sobre o ano fiscal encerrado em março, mostraram que o iFood teve lucro operacional de US$ 10 milhões, com receitas subindo 29% em um ano.
Leia a seguir