Itaúsa (ITSA3, ITSA4)
Powered by TradingView
Criada em 1975, o conglomerado Itaúsa (ITSA4) veio crescendo ao longo dos anos e hoje possui participação em gigantes como a Dexco (38%), Alpargatas (30%), CCR (10%) e XP (6%).
As decisões de investimento da holding em outras empresas incluem pontos como visão da indústria de atuação, performance operacional e financeira da companhia, direcionadores de crescimento e de criação de valor.
Itaúsa e Itaú são negócios distintos
É comum que haja a confusão entre Itaúsa (ITSA3, ITSA4) e Itaú Unibanco (ITUB3, ITUB4). Contudo, é importante ter em mente que a holding é algo bem diferente do banco, mesmo o Itaú sendo dono da maior parcela do conglomerado.
Pois bem, enquanto a Itaúsa tem como foco a gestão e participação no lucro de outras empresas, o Itaú é uma instituição financeira.
Mas as diferenças não param aí. Para a expansão da carteira, a Itaúsa considera o ambiente competitivo, os riscos e as oportunidades para absorção de outros negócios em seu conglomerado. Isso é, então, diferente do modelo de negócio adotado pelo banco Itaú Unibanco, em que sua receita é proveniente de suas próprias atividades.
Quais empresas fazem parte da Itaúsa?
Algumas empresas que fazem parte da Itaúsa (ITAS3, ITSA4):
- XP Inc. (XPBR31);
- Alpargatas (ALPA4);
- Dexco (DXCO3);
- CCR (CCRO3);
- Copa Energia, antiga Copagaz;
Leia a seguir