Drafts by Lúcio Costa Leite
A arqueologia no Amapá desperta atenção de pesquisadores e curiosos desde o século XIX. No entant... more A arqueologia no Amapá desperta atenção de pesquisadores e curiosos desde o século XIX. No entanto, chama a atenção a pouca relevância que estudos de arte rupestre tiveram no Amapá, especialmente se comparamos com regiões vizinhas, como Pará e Guiana Francesa. O que trazemos neste trabalho é um levantamento atualizado deste tipo de sítio arqueológico, abarcando registros que foram realizados majoritariamente em pesquisas de campo, mas que também compreendem referências já publicadas. Além destes, também incluímos dois relatos breves coletados entre povos indígenas, para os quais ainda não temos registros mais detalhados. A síntese aqui apresentada é uma contribuição para a ampliação do conhecimento sobre um quadro mais amplo da arqueologia desta região.
Neste artigo partimos das provocações colocadas pelo curta-metragem “Os Sapatos de Aris... more Neste artigo partimos das provocações colocadas pelo curta-metragem “Os Sapatos de Aristeu”, dirigido por René Guerra, para conduzir o debate sobre como o tema da corporeidade tem sido abordado pela Arqueologia e, particularmente, pela Arqueologia Amazônica. Interrogamos o quanto a produção acadêmica sobre gênero e teoria Queertem sido absorvida neste campo, e através de quais suportes teóricos o tema tem vindo à tona. Com base neste balanço, ainda apontamos alguns dos rumos que a teoria Queeroferece ao campo, destacando como esta dialoga com o universo material amazônico e o potencial de uma posicionalidade Queer, mais que de um suposto aparato teórico já estabelecido.
A região de Maracá, Município de Mazagão, no Amapá, reúne em seu território um enorme potencial a... more A região de Maracá, Município de Mazagão, no Amapá, reúne em seu território um enorme potencial arqueológico, no qual se destacam contextos com urnas funerárias de características antropomorfas e zoomorfas em sítios de áreas fechadas, em ambientes de caverna. Essa dissertação é uma etnografia sobre as representações que moradores da vila de Laranjal de Maracá, localizada no entorno de vários desses sítios, possuem sobre esses vestígios, bem como sobre as pesquisas desses materiais. Além disso, aborda questões sobre práticas de encantaria e também imaginários sobre os lugares praticados pelos moradores dessa vila. Para tanto, utilizou como técnicas a observação participante, entrevistas e análises bibliográficas, buscando refletir a partir da Arqueologia Pública sobre as diferentes formas de impacto da cultura material.
Uploads
Drafts by Lúcio Costa Leite