Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Ceilândia > Estudante do IFB Campus Ceilândia apresenta trabalho em Congresso com foco em Inclusão Escolar na Universidade Federal da Bahia
Início do conteúdo da página

Estudante do IFB Campus Ceilândia apresenta trabalho em Congresso com foco em Inclusão Escolar na Universidade Federal da Bahia

Criado: Segunda, 16 de Dezembro de 2024, 23h56 | Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2024, 23h56 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2024, 23h59 | Acessos: 176

O estudante Luis Fernando Martins Guieiro, do curso de Letras-Espanhol do IFB Campus Ceilândia, participou do Congresso de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Sudoeste da Bahia (CEESB), realizado entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2024, no Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Vitória da Conquista.

“Políticas, Pesquisas e Práticas Inovadoras em Educação Especial” foi o tema do congresso que teve o objetivo de construir um espaço formativo, dialógico e crítico. A iniciativa agregou docentes, grupos de pesquisa, técnicos administrativos, estudantes, pessoas com deficiência, seus familiares e profissionais de diversas instituições que vivenciam e trabalham com temáticas relacionadas à deficiência e ao processo de escolarização do público alvo da educação especial.

Luis Fernando participou do evento e apresentou o trabalho intitulado "Inclusão Escolar: reflexões sobre a monitoria no Núcleo de Atendimento a Alunos com Necessidades Educacionais Específicas", resultado de sua experiência como monitor no acompanhamento de dois estudantes autistas do ensino médio integrado. Sob a orientação da Profa. Dra. Carolina Torres Oliveira, destacou as seguintes reflexões: para a realização do apoio pedagógico, é necessário partir das dificuldades e habilidades dos estudantes; além do apoio pedagógico, os estudantes precisam de apoio sócio-emocional; e o desenvolvimento de práticas pedagógicas de intervenção deve ter abordagem personalizada e criativa.

Para Luis Fernando, a participação no evento foi uma experiência profundamente enriquecedora, por proporcionar contribuições em projetos que já desenvolve no IFB, a exemplo de uma pesquisa em sala de recursos multifuncionais.

A Profa. Carolina ressaltou o quanto a participação de estudantes em atividades extracurriculares enriquece o processo de formação.

O evento foi uma ação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), da UFBA, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em parceria com várias entidades e organizações da sociedade civil.

 

Fim do conteúdo da página