O Acervo Roberto Marinho, área da Globo responsável pela guarda, preservação, análise e catalogação da documentação reunida pelo fundador do Grupo Globo, o jornalista e empresário Roberto Marinho (1904-2003), disponibiliza agora, através de uma nova seção deste portal, duas coleções inéditas de documentos: a Coleção Irineu Marinho e a Coleção Revista Rio.

A Coleção Irineu Marinho reúne a documentação textual e iconográfica que pertenceu a Irineu Marinho (1876-1925), fundador dos jornais A Noite e O Globo e pai do jornalista e empresário Roberto Marinho. O conjunto documental contém mais de 750 itens, que refletem a trajetória pessoal e profissional do jornalista, além de traçar um rico panorama do cenário político e cultural brasileiro do início do século XX.

Já a Coleção Revista Rio é composta por 82 números, publicados entre setembro de 1944 e junho de 1956. Criada em 1941 e adquirida por Roberto Marinho em 1944, a Revista Rio tinha um projeto gráfico inovador, e a colaboração de alguns dos principais escritores, artistas e fotógrafos da cena cultural brasileira da época. O apuro estético ia da capa à diagramação, incluindo a ilustração, o conteúdo das reportagens, crônicas e contos, além do farto material publicitário.

Nas bibliotecas digitais da seção Acervo Roberto Marinho, pesquisadores, estudiosos e o público têm acesso aos documentos digitalizados e suas respectivas fichas catalográficas. É possível fazer buscas livres e navegar diretamente pelas pastas dos conjuntos documentais.

Acesse AQUI a nova seção do portal.