Educação

A educação é indispensável para o desenvolvimento e a transformação de um país. Por isso, o assunto ocupa o centro da pauta social do Grupo Globo desde o começo de sua história. As empresas sempre acompanharam, em suas coberturas jornalísticas, os temas ligados ao ensino e promoveram ações de incentivo à aprendizagem, seja por meio de campanhas, eventos, apoios a premiações ou por conteúdos na programação.

Roberto Marinho pensava a televisão como instrumento de propagação da educação e, por conta disso, criou projetos emblemáticos como o Telecurso. A educação está na origem mesma da Fundação Roberto Marinho, que, em mais de 40 anos, já desenvolveu inúmeros projetos nessa área, como Prêmio Jovem Cientista, Ciranda de Livros, Vídeo Escola, Tom da Mata, A Cor da Cultura e o Movimento LED – Luz na Educação. Criou programas como Globo Educação, Globo Ciência e Globo Ecologia e o Canal Futura.

Foram inúmeras as ações da TV Globo no campo da Educação, como o Projeto Globo 2000, o Amigos da Escola e o Globo Universidade. A educação está presente também na teledramaturgia da emissora. Por meio de novelas educativas, como Meu Pedacinho de Chão, e de campanhas inseridas nas tramas, a televisão debate questões relevantes sobre educação ao mesmo tempo em que diverte e emociona o público.

O Globo também tem uma atuação muito importante nesse campo. Desde a sua fundação, em 1925, o jornal acompanhou, em seu noticiário, os assuntos relativos ao ensino no país. Registrou, ao longo de quase um século, todas as mudanças significativas nas políticas educacionais. Promoveu campanhas que marcaram época, como Ajude uma criança a estudar, coordenada por Stella Marinho, e Quem lê jornal sabe mais, entre tantas outras.

Outras empresas do Grupo Globo, como o Sistema Globo de Rádio e a Editora Globo, também promoveram ações importantes de promoção do conhecimento. No período da pandemia de Covid-19, o Canal Futura teve um papel fundamental ao levar informação e conhecimento para inúmeros professores e estudantes forçadamente afastados das salas de aula presenciais. A educação, definitivamente, está no DNA do Grupo Globo. É um dos pilares centrais das ações e tomadas de decisão de suas empresas.

Mais de Educação