Queridos pelo Brasil ao longo de 50 anos de carreira de sucesso e com hits que moram no coração do povo, a dupla Chitãozinho e Xororó marca presença no Viver Sertanejo de domingo (22), depois do Globo Rural. Os cantores passaram uma tarde deliciosa na fazenda do cantor Daniel, em Brotas, interior de São Paulo.
Os irmãos José Lima Sobrinho e Durval de Lima, que inspiraram a série Original Globoplay ‘As Aventuras de José e Durval’, não negam as aparências, nem disfarçam as evidências.
Eles falam sobre as influências que o estilo de vida interiorano tem sobre eles na criação de novas músicas, e aproveitam para passar um café, puxar um banco e tocar algumas modas como “Fio de cabelo", "Sinônimos", "Evidências" e "Saudade de minha terra".
A dupla também performa algumas de suas maiores composições num arranjo acústico. Para acompanhar os cantores, a Orquestra Paulistana de Viola Caipira também vai até a fazenda de Daniel.
Em meio à cantoria, os irmãos revelam suas inspirações musicais durante a infância e relembram um encontro do passado, no início da carreira de Daniel, quando ele e sua então dupla, João Paulo, fizeram a abertura de um show de Chitãozinho e Xororó, na década de 80.
Pioneiros
Chitãozinho e Xororó analisam com orgulho e emoção o papel que ocupam na história do crescimento do gênero musical no país. "Foi através da qualidade de gravação, e de levar muito a sério, que nós conseguimos fazer essa virada na música sertaneja. Ela saiu daquele limite, só do sertanejo, e virou uma música popular. Daquela época para cá, quando a gente sentiu que tinha conquistado um novo público, a gente sempre procurou preservar", afirma Chitão.
"A gente vem de uma época em que era proibido sonhar. Só de madrugada e no entardecer que se tocava música sertaneja", completa Xororó.