Aline Borges, Cauê Campos e Gabriel Santana comentam repercussão de 'Pantanal' nas ruas
Quando a Zuleica começou a aparecer em "Pantanal", choveram mensagens nas redes sociais de pessoas contrárias à personagem e em defesa da Maria Bruaca (Isabel Teixeira). Afinal, durante vários capítulos, o público acompanhou o abuso que Mary Bru sofria durantes os anos de casamento com Tenório (Murilo Benício). E, quando apareceu a segunda família do grileiro... Foi aquela comoção diante do drama da Maria.
No "É de Casa", a atriz Aline Borges fala sobre a sua personagem e conta como os fãs da novela das 9 estão encarando a Zuleica:
"A Zuleica é uma mulher muito empática, tem sororidade, ela é inteligente, feminista... Então, de cara, ela já mostrou que estava do lado da Maria também. Então, meio que o texto me absolveu. Começaram a pegar mais leve comigo. Desde então, recebo mensagens de carinho. Ela é uma mulher brasileira típica: uma mulher preta, que veio de uma família simples, correu atrás da própria vida, é uma mulher que, provavelmente, veio de uma mãe solo, e por isso, tinha pavor de ser mãe solo também. E por conta disso, acho que ela acabou se enroscando nessa relação com esse homem (Tenório)."
Nova bruaca?
Renato sugere que Tenório contrate alguém para ajudar Zuleica
Desde que se mudou para o Pantanal com os filhos, Zuleica passou por uma verdadeira transformação. Segunda as palavras do Roberto (Cauê Campos), sum dos seus três filhos, ela assumiu o lugar de bruaca deixado por Maria. Aline fala sobre essa nova e difícil fase da Zuleica:
"Ela vai perdendo a identidade dela no Pantanal. Ela vai parar lá por conta da família. E ela se perde. A Zuleica é uma mulher independente, ela não dependia do Tenório para nada. E quando ela chega ao Pantanal, ela se transforma da água para o vinho por conta dessa relação."
Julgamentos
Aline confessa que recebe muitas mensagens de mulheres revoltadas com as atitudes da sua personagem. A atriz comenta sobre todos esses julgamentos:
"A gente precisa julgar menos, entender e respeitar as subjetividades de cada um. Cada um sabe onde aperta o calo. Quando li o roteiro e entendi esse arco dramático da Zuleica, também tive uma certa dificuldade: 'Como ela se torna uma bruaca do dia para a noite?'. E isso também é um julgamento da minha parte. Então, estou tentando desconstruir esse meu olhar, porque a gente julga sem pensar. Ela embruaca sim, mas ela tem um desenho dramático muito importante para a história dela. Ela vai ao fundo do poço, mas ela vai se levantar."
Rita Batista comenta: "Quem nunca embruacou na vida?"
"Que atire a primeira pedra", defende Maria Beltrão."
Ainda sobre as críticas dirigidas à personagem, Aline mostra toda sua solidariedade àquelas que passaram por alguma situação de abuso nas relações:
"Quero botar minha solidariedade para essas mulheres que me mandam mensagem tacando pedra, revoltadas com a Zuleica por ela ser amante. Elas, talvez, estejam projetando na Zuleica o que provavelmente elas tenham vivido."