gshow em Renascer: Prêmio Cacau de Ouro!
Um novelão daqueles! Assim como em sua primeira versão, o remake de Renascer foi um primor de novela. A trama escrita por Bruno Luperi, neto do autor Benedito Ruy Barbosa, acompanhou a saga de José Inocêncio, vivido por Humberto Carrão na primeira fase e Marcos Palmeira na segunda, o amor incondicional por Maria Santa (Duda Santos) e a culpa que traçou a vida de João Pedro (Juan Paiva), filho mais novo de Inocêncio. Vingança, mistério, paixões e realismo mágico rechearam a história ambientada em Ilhéus, no sul da Bahia, e com grandes nomes no elenco.
Entenda a trama
O jovem José Inocêncio e sua amada Maria Santa
A primeira fase de Renascer se passa nos anos 90, quando o jovem aventureiro José Inocêncio chega no sul da Bahia. Diante de um jequitibá gigantesco, ele finca seu facão e faz um juramento de vida. Logo depois, é despelado vivo por capangas do coronel Firmino (Enrique Diaz), mas sobrevive e tem a pele costurada no corpo por Rachid (Gabriel Sater) . Aos poucos, Inocêncio vai construindo seu império e escapa de duas tocaias armadas por outro coronel, Belarmino (Antonio Calloni). Ele fica conhecido como uma figura mítica ao se tornar o fazendeiro mais bem-sucedido da região por seus êxitos como produtor de cacau. Reza a lenda que ele tem um “cramulhãozinho”, o que explicaria o seu sucesso e o corpo fechado para as tocais que sofreu.
Despelado e sentindo dores terríveis, José Inocêncio clama para morrer
Ainda jovem, Inocêncio conquista o amor de Maria Santa (Duda Santos). Depois de muitos encontros e desencontros e com a ajuda de Jacutinga (Juliana Paes), a dona da casa das damas da região, Inocêncio e Santinha se casam e têm quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr.), José Venâncio (Rodrigo Simas) e o caçula, João Pedro (Juan Paiva), o único que não teve a oportunidade de conviver com a mãe, que morre n seu parto. A fatalidade provoca a revolta em José Inocêncio, que culpa João Pedro pela morte de seu grande amor.
Inácia e Jacutinga vão despertar Maria Santa e se desesperam ao encontrá-la morta
A segunda fase
A indiferença e a mágoa marcam a relação entre pai e filho ao longo da vida. Como se não bastasse o passado, anos mais tarde, a chegada da misteriosa Mariana (Theresa Fonseca) colocará à prova todas essas emoções quando José Inocêncio e João Pedro se apaixonam pela mesma mulher.
Mariana é neta de coronel Belarmino e de dona Nena (Quitéria Kelly), que a criou com base no ódio que acumulou ao longo dos anos por ter perdido as terras da família para José Inocêncio. Esperta, Mariana seduz José Inocêncio, que decide oficializar a união com a jovem para surpresa de todos e grande tristeza de João Pedro.
José Inocêncio vê Mariana vestida de noiva e percebe que ela não está tão animada
Preocupados com o futuro, os filhos mais velhos do fazendeiro decidem se aproximar do pai e voltar para Ilhéus. Zé Augusto, recém separado, enfrenta problemas na área profissional com a ameaça de ter o registro médico caçado. Zé Bento vive com dívidas acumuladas e está longe de ser um advogado bem-sucedido.
Dos irmãos, Zé Venâncio, o terceiro na linha de sucessão, foi o que melhor soube aproveitar as oportunidades. Sócio de uma agência de publicidade, tem uma carreira estabelecida. Mas na vida pessoal, o casamento com Eliana (Sophie Charlotte) está em crise. As sucessivas discussões, as crises de ciúmes e as traições de José Venâncio indicam que o relacionamento dos dois não tem futuro, principalmente quando o publicitário se apaixona por Buba (Gabriela Medeiros), uma mulher bem-sucedida profissionalmente e que sonha em formar uma família.
A rivalidade com o coronel Egídio Coutinho (Vladimir Brichta) atravessa gerações. Egídio é o filho único de Firmino e herdou do pai além das roças de cacau, o dom para negociar as produções de outros fazendeiros da região como atravessador.
A morte do filho
José Inocêncio ainda passa pela maior dor que uma pessoa pode passar: a morte de um filho. José Venâncio é atingido e morre nos braços do irmão João Pedro. O autor é Egídio, que queria ter matado o pai e não o filho.
Egídio fica de tocaia na estrada, atira contra o carro de João Pedro e atinge Venâncio
Tião Galinha
Em busca de um pedaço de terra para chamar de seu – e da chance de viver dignamente e longe da miséria - um homem sonhador aparece na cidade: Tião Galinha (Irandhir Santos). É na zona cacaueira de Ilhéus, que ele e sua mulher Joana (Alice Carvalho) tentam um recomeço. Os caminhos do catador de caranguejo se cruzam com os de Padre Santo (Chico Diaz) e Pastor Lívio (Breno da Matta) na estrada. Os dois acolhem a família e conseguem ainda que o coronel Egídio Coutinho empregue o casal, Tião e Joaninha, em sua fazenda.
A fama de José Inocêncio logo chega aos ouvidos de Tião, que fica deslumbrado ao saber que o coronel tem a proteção de um diabinho guardado dentro de uma garrafa, que além de lhe "fechar o corpo pra morte", o ajudou a enriquecer com a produção dos cacaueiros da fazenda. A partir daí, Tião desenvolve uma ideia fixa: quer criar o seu próprio diabinho. E quem seria capaz de ensinar a receita do sucesso? Do encontro com José Inocêncio, Tião vira Tião Galinha quando resolve seguir à risca os conselhos de Zé Inocêncio para espanto geral e cria uma galinha preta. Mesmo virando chacota para todos, ele não desistirá de seus sonhos.
Um novo amor para João Pedro
Não bastasse a rivalidade entre os Inocêncio e os Coutinho e a relação delicada com o pai, João Pedro se envolve com Sandra (Giullia Buscacio), filha de Egídio e Dona Patroa (Camila Morgado). Este amor proibido toma grandes proporções e os dois se casam quando ela descobre estar grávida de João. Mas a paixão dele por Mariana será uma constante na vida do casal.
Desfechos
A saga de José Inocêncio chega ao fim e mistérios do passado vêm à tona. O produtor está na cadeira de roda, após ter sofrido uma emboscada de Egídio – a terceira tocaia que Inácia tantas vezes alertou. Ele é salvo por João e Mariana, que agora se revela uma verdadeira aliada do seu então ex-marido. E quem foi o autor dos disparos? Novamente Egídio. Disposta a vingar Inocêncio e João Pedro, Mariana seduz o coronel e o mata com a ajuda de Damião (Xamã).
Sobre Damião, importante lembrar que o matador já havia sido funcionário de José Inocêncio a quem jurou fidelidade. Vivendo um tórrido romance com Eliana, a “viúva” de José Venâncio, ele passa a trabalhar para Egídio para estar mais perto dela, que iniciou um relacionamento com o coronel baseado no interesse financeiro. Com a morte de Egídio, Eliana herda parte de seus bens e se torna a nova “coronela” da região.
A guerra entre os Inocêncio e os Coutinho chega ao fim. João e Sandra permanecem juntos e apaixonados, Mariana se dedica a ajudar Inocêncio. José Augusto e José Bento ainda estão ao lado do pai com suas respectivas companheiras. Após a morte de Venâncio, Buba e Guto se aproximaram e se apaixonaram. Já Bento, amadureceu, e agora advoga junto com Kika em defesa dos assentados da região. Tião e outros companheiros de luta finalmente conseguem seus pedaços de chão para iniciarem uma nova vida depois que diversas áreas improdutivas das propriedades de Egídio são confiscadas.
A morte de Inocêncio
José Inocêncio decide visitar o amigo Norberto (Matheus Naschtergaele) na venda dele, na vila. Na hora de ir embora, ele decide voltar sozinho para a fazenda e acaba sofrendo um grave acidente, caindo da cadeira de rodas. Para piorar a situação uma forte chuva começa. Muito tempo depois, ele é resgatado por João Pedro.
João Pedro chega aos pés do Jequitibá e arranca o facão do pai
Vendo o sofrimento do pai à beira da morte, João vai até o jequitibá rei e tira dali o que resta do facão que Inocêncio fincou no local e jurou sua vida. De volta à fazenda, ele entrega o objeto ao pai, que se comove com a atitude do filho sempre enjeitado. Muito debilitado, Inocêncio finalmente diz ao filho o “eu te amo” que ele sempre desejou e morre nos braços de João. Maria Santa vem buscar José Inocêncio.
Elenco
No elenco grandes nomes da dramaturgia. Coube a Humberto Carrão e Marcos Palmeira viver José Inocêncio na primeira e na segunda fases. Juan Paiva deu vida a João Pedro, o filho caçula rejeitado de Inocêncio, papel que foi Palmeira na primeira versão. Duda Santos viveu a doce Maria Santa. Juliana Paes brilhou como a icônica Jacutinga, a dona da casa das damas.
Theresa Fonseca deu vida à dúbia Mariana e Sophie Charlotte interpretou Eliana. O grande vilão da segunda fase, coronel Egídio Coutinho, foi interpretado por Vladimir Brichta.
Autor
Renascer é uma nova versão do sucesso de 1993 de mesmo nome, escrito por Benedito Ruy Barbosa. Esta nova leitura foi escrita por Bruno Luperi, neto do autor.
Direção
A direção artística foi de Gustavo Fernández, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A direção de gênero de José Luiz Villamarim.
Produção
A produção foi de Betina Paulon e Bruna Ferreira