Matheus Nachtergaele revela conselho de Fernanda Montenegro
A revelação de um segredo profissional pode levar à broncas, advertências e até mesmo demissão, como bem sabe boa parte dos trabalhadores brasileiros. Mas quando existe a possibilidade de pedir ajuda a uma referência na sua profissão vale a pena confiar, como fez Matheus Nachtergaele ao se aconselhar com Fernanda Montenegro sobre a construção de João Grilo para "O Auto da Compadecida 2", que chega ao cinemas dia 25 de dezembro.
"Contrariando a lei, vazei um pouquinho de material para Fernanda pelo WhatsApp. Ela é ótima de papo e falou: 'O primeiro João Grilo é a esperança, a esperança do povo, o segundo João Grilo é a resistência e esta é superior'", relembrou ele, durante participação no Conversa com Bial, exibido nesta quinta-feira (12), no GNT.
Na conversa, ele também falou sobre um dos momentos mais marcantes que vivenciou desde que iniciou a trajetória de João Grilo, nos anos 2000. Levado por Pedro Bial, o ator conheceu pessoalmente Ariano Suassuna (1927-2014), autor da obra que originou o primeiro longa, "O Auto da Compadecida".
Matheus contou que, embora simpático, o pernambucano não falava o que achou da interpretação que ele fez do personagem, o que o deixou preocupado e inseguro. "Fui me deprimindo, desmoronando por dentro [...]. Fui virando um animal encurralado". Quem o salvou foi a mulher do autor, Zélia Lima, que garantiu que o marido tinha gostado muito do trabalho que Matheus havia feito.
Matheus Nachtergaele recorda encontro com Ariano Suassuna
Em um momento mais reflexivo da conversa, o ator falou também sobre a relação que tem com a morte. "Odeio e evito a morte como qualquer organismo vivo. O mandamento um é esse: Não morra! Esse é o desafio: fique vivo o máximo possível e transmita através da cultura, do sangue ou dos genes para as outras gerações aquilo que te fez ficar mais tempo na Terra. É preciso que se morra para que a vida aprenda, sem morrer não tem reposição e aprendizado", refletiu.
Matheus Nachtergaele reflete sobre a morte