Pular para o conteúdo
Mosaico BBB
{'isVisible': False}

Por Thaís Meinicke, Tata Dias, gshow — Rio de Janeiro


Elenco de Os Outros fala sobre perdão

Elenco de Os Outros fala sobre perdão

Um dos temas centrais da segunda temporada de Os Outros, o perdão – e, por consequência, a capacidade de perdoar e ser perdoado – permeou a trama de todos os personagens da série. Somos mesmo capazes de perdoar? O que esse verbo significa para cada um? As respostas podem ser complexas, ainda mais diante de situações que trazem consequências tão drásticas.

Você perdoaria o responsável pela morte de seu marido? E uma mãe que foi ausente por toda a sua vida? Conseguiria perdoar o homem que arruinou a sua vida ao causar o desaparecimento de seu filho? E a esposa que acabou engravidando de outro? Essas e outras questões marcaram os dramas de cada personagem de Os Outros.

A convite do gshow, o elenco da série fez suas próprias reflexões sobre o perdão e contou histórias pessoais que envolvem os atos de perdoar e ser perdoado. Assista ao vídeo acima!

Adriana Esteves no lançamento da 2ª temporada de Os Outros — Foto: Roberto Filho/Brazil News

A atriz, que dá vida a Cibele na série, afirmou que o fato de ter sido perdoada a ajudou a conseguir perdoar quando os papeis se inverteram.

Já me pediram perdão e eu perdoei, com meu coração muito aberto, porque eu também já pedi perdão e fui perdoada. Então, acho que, quando dei o perdão, eu consegui porque aprendi com a pessoa que me perdoou. Acho o perdão uma das coisas mais bonitas do mundo, a capacidade do ser humano de perdoar.
— Adriana Esteves

Antonio Haddad no lançamento da 2ª temporada de Os Outros — Foto: Roberto Filho/Brazil News

Antonio, que interpreta Marcinho na série, contou que é "uma pessoa que tem tendência a perdoar". "Acredito muito no melhor das pessoas", disse.

Ele também lembrou uma história de sua infância, quando o perdão do pai foi importante diante de uma travessura que fez. "Uma vez, quando era pequeno, meu pai abriu a porta para eu entrar da escola e vi a oportunidade de dar um susto nele. Ao invés de entrar, toquei a campainha e fiquei esperando. O susto deu muito certo, mas fiquei muito culpado e levei uma das maiores broncas da minha vida. Eu queria que ele me perdoasse, mas não era para me livrar da culpa, era para comprovar que ele percebia que eu nunca mais faria isso de novo. O perdão seria um 'Antonio, acredito em você'. Acho que o erro e o perdão são essa possibilidade de aprendermos e nos tornar pessoas melhores".

Mariana Nunes — Foto: Eduardo Martins/Brazil News

A atriz, que vive a vingativa Maria na série, admite que tem uma certa dificuldade em passar por cima do que lhe magoou. "Já recebi alguns pedidos de perdão. Uns perdoei, outros não".

Por outro lado, Mariana não tem problemas em passar por cima de seu orgulho e pedir perdão quando reconhece que errou. "Já fui perdoada muitas vezes, acho que já fui mais perdoada do que perdoei", disse.

Quando consigo reconhecer um erro meu, para mim é tranquilo pedir perdão. Agora, perdoar, para mim, é mais difícil. Acho que isso tem a ver com uma grande dificuldade que tenho de perdoar a mim mesma pelos meus erros. A gente só consegue perdoar o outro quando consegue se perdoar também.
— Mariana Nunes

Luis Lobianco no lançamento da 2ª temporada de Os Outros — Foto: Roberto Filho/Brazil News

Intérprete de Durval na trama, o ator destacou o sentimento que fica quando se consegue perdoar alguém: "Eu já perdoei, e foi muito bom. Um alívio imenso, uma coisa superada, nem penso mais".

"Mas, honestamente falando, já aconteceu também de não conseguir perdoar. Talvez um dia eu consiga, mas algumas situações muito graves da minha vida, eu não consegui", admitiu.

Em relação a seus erros, ele contou que nunca precisou pedir perdão por algo muito sério. "Não por coisas definitivas, que tenham mudado a vida de outra pessoa e que eu tivesse carregado uma culpa, isso nunca aconteceu. Mas por coisas das relações, corriqueiras, cotidianas... Tipo, falar de um jeito porque estou estressado ou pensar uma coisa e ver que eu estava errado. Aí sim, pedi perdão e fui perdoado".

Gi Fernandes no lançamento da 2ª temporada de Os Outros — Foto: Roberto Filho/Brazil News

A atriz, que dá vida a Lorraine em Os Outros, explicou o que o perdão representa para ela: "Essa palavra, para mim, tem um significado muito forte, porque acho o perdão uma coisa muito íntima, de um sentimento muito profundo e verdadeiro".

Eu já fui perdoada, já perdoei, e sempre venho de um lugar muito de a gente se conhecer também, sabe? Por isso, para mim, um dos perdões mais bonitos é quando a gente se perdoa. Eu também tive que aprender a me perdoar.
— Gi Fernandes

"Às vezes, quando pegava um pouco pesado aqui, me sobrecarregava demais, falava: 'Giovanna, você precisa se perdoar também'. Enfim, vamos aprendendo. Para mim, o perdão é muito bonito por causa disso: a gente aprende muito com ele", completou.

Cauê Campos no evento de lançamento da 2ª temporada de Os Outros — Foto: Reprodução/Instagram

O intérprete de Kevin na série contou que já viveu as duas experiências: perdoou e foi perdoado. Para ele, o mais importante do perdão é permitir que a vida continue seguindo em frente para todos os envolvidos.

A gente fala muito sobre fazer as coisas seguirem, fazer a vida fluir e, muitas das vezes, o perdão é justamente o que faz com que as coisas caminhem de fato. Tenho em mim a ideia de que, toda vez que a gente perdoa alguma coisa, coisas boas acontecem.
— Cauê Campos

E é assim que ele tenta levar a vida. "Hoje, tenho um pensamento de que perdoar me faz caminhar muito mais do que ser perdoado. Às vezes, a gente é perdoado e fica com um pensamento 'será que me perdoou mesmo?', temos uma falta de confiança em nós mesmos. Então, precisamos aprender a nos perdoar e entender quando somos perdoados", explicou.

O ator, no entanto, fez uma ressalva: "Também é preciso entender que tem coisas que não têm perdão, mas que precisam seguir em frente. Aquilo vai ficar guardado, porque também vira memória".

Kênia Bárbara no lançamento da 2ª temporada de Os Outros — Foto: Roberto Filho/Brazil News

A atriz, que dá vida a Joana na trama, também já experimentou tanto o perdão de alguém quanto o ato de ser perdoada.

Eu acho que o perdão traz uma sensação de nova chance, de tentar fazer melhor, corrigir um erro, fazer diferente – e é uma grande oportunidade de aprendizado, principalmente para quem está aberto a isso.
— Kênia Bárbara

Veja também:

Carregando Carregando
Mais de Globoplay

A mineira Clara Novais, idealizadora do bloco, conta como nasceu a ideia que reuniu centenas de foliões no último domingo (26), no bairro de Pompeia

A Vida Presta: Fernanda Torres ganha bloco de Carnaval em São Paulo após indicação ao Oscar

Premiação é concedida pela Sociedade Internacional de Cinéfilos (ICS); vencedores serão conhecidos em 9 de fevereiro

Ainda Estou Aqui é indicado ao ICS Award de Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado

Astro turco é o protagonista de Sr. Errado e A Sonhadora, outros sucessos também disponíveis no streaming da Globo

El Turco: série estrelada por Can Yaman ganha data de estreia no Globoplay; confira!

Novela que mistura romance e muita ação passa a fazer parte do catálogo da plataforma nesta segunda-feira (27)

O Último Verão no Globoplay: conheça o galã turco Alperen Duymaz

Confira as principais novidades da plataforma entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro

Esplendor e Segredos de Família: os lançamentos da semana no Globoplay

Olivia Torres também está na torcida pelo filme e por Fernanda Torres no Oscar: 'Me dando o direito de fantasiar'

Atriz de Ainda Estou Aqui detalha gravações com Fernanda Montenegro e cenas marcantes do longa

No prêmio concedido por profissionais de mídia dos EUA, brasileira indicada ao Oscar e ganhadora do Globo de Ouro, venceu Nicole Kidman, Angelina Jolie e outras atrizes na premiação; veja!

Fernanda Torres vence Satellite Awards

Anúncio dos vencedores da premiação concedida pela associação de jornalistas de entretenimento dos EUA aconteceu neste domingo (26)

Satellite Awards: Veja as concorrentes vencidas por Fernanda Torres e quem superou Ainda Estou Aqui

Astrologia e Numerologia apontam boas energias para a atriz; entenda as previsões

Será que vem aí? As previsões para Fernanda Torres no Oscar 2025

Produção chega com exclusividade ao catálogo da plataforma de streaming após exibição nos cinemas

Continente: novo longa de terror do Globoplay tem morte, enigmas e atriz de Ainda Estou Aqui