Confira o teaser do filme Ainda Estou Aqui, primeiro Original Globoplay
A Academia Brasileira de Cinema anunciou na tarde desta segunda-feira (23) que "Ainda Estou Aqui", primeiro longa-metragem do Globoplay, irá representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na 97ª do Oscar, que acontece no próximo ano.
Por decisão unânime, o longa disputou com outras cinco produções: "Cidade Campo", de Juliana Rojas; "Levante", de Lillah Halla; "Motel Destino", de Karim Aïnouz; "Saudade Fez Morada Aqui Dentro", de Haroldo Borges; e "Sem Coração", de Nara Normande e Tião.
A atriz Bárbara Paz, presidente da Comissão de Seleção, contou que a decisão foi unânime.
"'Ainda Estou Aqui' é uma obra-prima, sobre o olhar de uma mulher, Eunice Paiva, e com atuações sublimes das duas Fernandas. Esse é um momento histórico para nosso cinema. Não tenho dúvida que esse filme tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo. Nós, da indústria do audiovisual brasileiro, merecemos isso", disse em comunicado enviado à imprensa.
Ainda Estou Aqui: tudo o que você precisa saber sobre o filme
Adaptação do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, "Ainda Estou Aqui" narra a história de Eunice Paiva (Fernanda Torres/Fernanda Montenegro), mãe de Marcelo, mulher que enfrentou a violência do regime militar depois da prisão e do desaparecimento do marido, o deputado cassado Rubens Paiva (Selton Mello), no início da década de 1970. O longa mostra ainda a passagem dos anos, quando ela teve o diagnóstico de Alzheimer, e um relato de sua vida com a doença.
Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, a produção também conta com uma participação especial de Fernanda Montenegro. A direção fica por conta de Walter Salles, mesmo diretor de "Central do Brasil", ganhador do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1999 e indicado ao Oscar na mesma categoria naquele ano.
"Ainda Estou Aqui" também teve a sua data de estreia nos cinemas divulgada. Dia 7 de novembro o público poderá assisti-lo nas telonas. O longa foi ovacionado por 10 minutos no Festival de Veneza no mês passado, vencendo a categoria de Melhor Roteiro por lá.