Relembre brasileiros que acusaram artistas internacionais de plágio
Temporada de Natal todo ano é aquela coisa, vários pensamentos tomam conta de mim como: “Deixei tudo pra última hora”, “Agora vou pagar mais caro em tudo”, “Meu Deus que calor é esse?” e “Quanto será que a Mariah Carey fatura todo ano com a mesma música?”.
A Mariah Carey é o Paulo Ricardo gringo, todo ano descongela a mesma música e o dinheiro entra. Enquanto anualmente o Paulo Ricardo tem a sorte de faturar por vários meses por causa da música "Vida Real", tema do Big Brother Brasil, a Mariah tem a sorte de fazer isso em dólares e em poucos meses com "All I Want For Christmas is You".
O maior hit natalino da atualidade, lançado em 1994, faturou até o Natal do ano passado 100 milhões de dólares em royalties. E esse dinheiro não vai só pra Mariah não, também vai pra conta de um BRASILEIRO!
Paulistano
Walter Afanasieff é filho de imigrantes russos, mas nasceu em São Paulo e aqui morou até os quatro anos de idade. Depois a família se mudou pros Estados Unidos, onde ele mora até hoje. Tá, não importa se ele só morou quatro anos da vida no Brasil, se tá na certidão de nascimento que nasceu aqui, pra mim é brasileiro e esse hit é nosso, queremos nossos royalties!
Walter já trabalhou com os maiores nomes do pop, a lista é gigante, mas deixa eu citar uns pra vocês: Michael Jackson, Celine Dion, Beyoncé, Christina Aguilera... E como produtor é responsável, além de "All I Want For Christmas is You", pelos maiores sucessos da carreira da Mariah Carey. A lista é gigante, mas deixa eu citar uns nomes pra vocês: "Dreamlover", "Hero", "Without You", "One Sweet Day", "My All"…
Briga
Com essa mão de fada pra fazer nascer hit, era de se esperar que a parceria entre Walter Afanasieff e Mariah Carey durasse até hoje, mas não. Ees estão brigados há 26 anos! O motivo parece que é a separação de Mariah Carey e Tommy Motola, que na época, além de marido da Mariah, era presidente da gravadora e chefe do Walter. Walter ficou do lado do chefe e você já pode imaginar o que a Mariah achou disso.
Mentirosa
Outro motivo que pode ter adicionado rusgas nessa briga é que a Mariah, em todas as entrevistas, sempre diz que escreveu sozinha "All I Want for Christmas is You", quando criança, num pianinho Casio. Walter todo ano tem que dar entrevistas chamando Mariah de mentirosa, explicar que está creditado na música como coautor e bater boca com os fãs da cantora nas redes sociais. O que deve ser bem cansativo, mas com milhões de royalties na conta é o tipo de cansaço que eu gostaria de ter.
Falando em royalties brasileiros...
A Justiça do Rio de Janeiro concedeu ao compositor Toninho Geraes uma decisão favorável ao seu processo de plágio contra a cantora britânica Adele. Ficou determinada a suspensão da reprodução e comercialização da música "Million Years Ago", que Toninho alega ser um plágio de "Mulheres", sua composição que ficou famosa na voz do Martinho da Villa.
A gravadora da Adele já entrou com um recurso para barrar a decisão na Justiça e afirmou que “a obra não configura violação de direitos autorais, apesar da semelhança”. Mas, olha, é bem semelhante mesmo, assista ao vídeo aí acima e tire suas próprias conclusões (e de quebra eu ainda te conto outros casos de brasileiros que se sentiram plagiados por artistas gringos).
Por hoje é só, porque eu ainda tenho que comprar os presentes de Natal da família e sem dinheiro de royalties, ainda por cima. Beijos e até semana que vem!