Silvio Santos morre aos 93 anos em São Paulo
Uma grande perda para o Brasil. Neste sábado (17), morreu Silvio Santos, comunicador que fundou o SBT, e ao longo das décadas apresentou programas de televisão que marcaram nossa cultura. Ele havia sido internado em julho com H1N1, recebendo alta no dia 20 daquele mês. Depois, retornou ao hospital no início de agosto. Famosos lamentaram a morte com homenagens nas redes sociais.
A informação da morte foi confirmada pelo SBT nas redes sociais. Silvio estava internado em um hospital de São Paulo.
"Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em Paz que vc sempre será eterno em nossos corações", diz o comunicado.
O programa É de Casa, repercutiu a informação ao vivo, conforme o vídeo acima.
Como será o funeral de Silvio Santos
O funeral de Silvio Santos, que morreu neste sábado (17), não terá velório. Em nota na qual expressa o luto pela morte de seu fundador, o SBT explica o motivo e revela que este era um desejo expresso por ele: "Cumprindo sua vontade, não haverá velório."
Causa do falecimento de Silvio Santos
De acordo com o boletim médico do hospital Albert Einstein, Silvio Santos morreu em decorrência de uma broncopneumonia. Veja o comunicado na íntegra:
Quem era Silvio Santos
Silvio Santos, o “Homem do Baú”, nasceu em 1930 e iniciou sua carreira profissional como camelô, quando tinha apenas 14 anos, ao lado do seu irmão, No bairro da Lapa, centro da cidade do Rio de Janeiro. Era filho dos imigrantes Alberto Abravanel, de Salônica (Grécia), e de Rebeca Caro, de Esmirna (Turquia).
Enquanto ainda trabalhava como vendedor ambulante pelo Rio de Janeiro, sua voz ímpar começou a chamar atenção. Silvio foi, então, convidado a realizar um teste de locução para Rádio Guanabara, sendo aprovado em primeiro lugar, na frente de nomes como Chico Anysio.
Idade de Silvio Santos
Aniversariante de 12 de dezembro, o apresentador era do signo de sagitário, e completou 93 anos no final de 2023.
Qual o nome verdadeiro de Silvio Santos
Conhecido como Silvio Santos, Senor Abravanel era o verdadeiro nome do apresentador. A revelação ao público ocorreu durante o programa “Show de Calouros”, em fevereiro de 1988, ao detalhar que a origem do seu nome está ligado ao estadista e filósofo dom Isaac Abravanel. "Eu sou dom", disse.
Quantos filhos Silvio Santos tinha
Apaixonado pela família, Silvio Santos adorava reunir as seis filhas em casa, em São Paulo, ou em Orlando, nos Estados Unidos, para curtir os momentos longe dos holofotes com a esposa e as herdeiras, os genros e os netos.
Silvio teve seis mulheres: Cintia e Silvia do primeiro casamento, com Cidinha; e Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata do segundo casamento, com Íris Abravanel.
Silvio Santos na TV Globo
Com a chegada da televisão ao Brasil, migrou do rádio para as telinhas. De acordo com o site oficial, seu primeiro programa foi “Vamos Brincar de Forca?”, na grade da TV Paulista, em 1960.
Em 1962, estreou na TV Paulista o “Programa Silvio Santos”. Quando a emissora foi comprada por Roberto Marinho em 1965, a atração continuou a ser transmitida pela TV Globo inicialmente apenas para a cidade de São Paulo e posteriormente para o Rio de Janeiro. Em 1971, Silvio Santos apareceu na primeira vinheta de fim de ano da Globo.
Silvio Santos nas eleições em 1989
Uma das histórias mais curiosas da vida de Silvio Santos é o fato dele ter sido pré-candidato à Presidência do Brasil nas primeiras eleições após a redemocratização. Senor inclusive liderava as pesquisas eleitorais, mas teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitor, o TSE.
Silvio Santos era empresário
Outra característica marcante de Silvio foi seu lado empreendedor. Durante seus anos de vida, o menino que começou como camelô teve uma série de negócios além da própria emissora de TV, como o banco Panamericano e a empresa de cosméticos Jequiti.
Repercussão da morte de Silvio Santos
Muitos famosos prestaram homenagens ao apresentador na manhã deste sábado, entre eles, a Globo se pronunciou, agradecendo ao que Silvio Santos fez pela televisão brasileira. Nomes como Larissa Manoela, Virgínia Fonseca, Gilberto Gil, Otávio Mesquita, Ana Maria Braga, Lívia Andrade, Maisa e Rodrigo Faro homenagearam o apresentador.
A repercussão também está percorrendo o mundo, com diversos veículos internacionais noticiando a morte de Silvio Santos ao longo deste sábado (17).
Mudança na programação da Globo
Como parte das homenagens a Silvio Santos, a Globo vai alterar a programação para enaltecer a vida e obra do comunicador. Na noite deste sábado (17), a emissora vai exibir uma edição especial Globo Repórter com momentos da vida e carreira de Silvio. O jornalismo ganha espaço ao longo da programação, e, com isso, o Globo Esporte e a exibição do capítulo de Cheias de Charme estão cancelados, assim como a Sessão de Sábado.
Já no domingo (18), Luciano Huck comandará uma edição especial do Domingão. A estreia de mais uma temporada da Batalha do Lip Sync, que teria Xuxa e Angélica, foi adiada.