Mell Muzzillo celebra sucesso em Renascer e quer ir além dos papéis sensuais
Com seu talento, Mell Muzzillo, que deu vida à personagem Ritinha em Renascer, rapidamente se destacou como uma das revelações da última novela das 9, que chegou ao fim na última semana.
Mas, além do sucesso na televisão, a atriz também vem conquistando espaço ao representar suas raízes afro-indígenas, origem que ela abraça com orgulho.
Ao gshow, ela fala sobre o assunto e também sobre como tem lidado com a fama após o sucesso de sua personagem, que rendeu até comparações com a intérprete de outra "Ritinha": Isis Valverde.
A entrevista ainda é acompanhada por um ensaio exclusivo, em que ela mostra seu talento também na dança, sua primeira paixão nas artes.
Vem ver!
Como as fotos desse ensaio demonstram, Mell começou sua carreira na dança. "Comecei a fazer balé clássico por dois anos, ainda usava fralda, e foi mais por um problema que eu tinha no joelho. Mas acabei me apaixonando."
Mell uniu atuação e dança quando entrou para teatro musical. Depois, aos 11, começou a procurar cursos para a TV e a fazer testes.
"Teve uma época da minha vida que estava meio desanimada, mas sempre soube o que queria. Desde criança, sempre quis ser artista e sabia o que eu era."
Ao falar sobre a importância de representar mulheres que, como ela, vêm de uma rica herança cultural e que ainda assim são muitas vezes invisibilizadas, Mell explica que ocupar um lugar de destaque na TV é um ato de resistência.
"Quero estar pelos meus, quero estar por essas crianças que se viram em mim, que às vezes ficavam meio perdidas se perguntando: 'Caramba, será que posso estar nesse lugar?' Pode! Acredita!"
"Se ver também é muito importante. Que bom que estão se vendo em mim, e que a gente dê continuidade a esse legado."
Ela também compartilha como o letramento racial foi essencial para ela se reconhecer como uma mulher afro-indígena: "Minha mãe sempre me falou de onde a gente veio, que minhas avós eram indígenas, que minha avó é uma mulher negra, e que minha bisavó foi escravizada. Sempre soube de tudo o que eu era."
"Desde criança, tive muito letramento racial, graças à minha família. Sempre tive muito interesse em saber das minhas origens, e isso nunca foi um tabu."
Assim como espera se tornar referência, Mell, claro, também tem as suas. Perguntada se o encontro com algum artista a estremeceu, ela não pensa duas vezes.
"Quando conheci a Dira Paes, meu coração palpitou, porque sempre foi uma grande referência. Ela é uma grande atriz, então fiquei bem nervosa e muito feliz quando a conheci. E ela foi muito querida, sabe? Me acolheu muito bem."
Durante seu destaque como Ritinha em Renascer, Mell chegou a ser comparada pela semelhança física a outra atriz: Isis Valverde. E a comparação conta com uma coincidência, já que Isis interpretou uma Ritinha na novela de A Força do Querer (2017).
"Sempre recebi muitas comparações. Nem me achava tão parecida com ela, mas depois de um tempo comecei a acreditar nisso. É uma grande atriz, e a Ritinha dela foi uma inspiração para mim. Me traz esse lugar de ser mais sagaz, perspicaz. Me inspirei muito nela."
E é claro que a beleza é algo que as duas têm em comum - e de sobra. Sobre isso, Mell espera que a aparência não defina seu talento como atriz e que ela não seja vista só para personagens "sensuais".
"Todo mundo gosta de ser elogiado, de forma respeitosa. Mas isso não é uma pra mim algo que eu me preocupe, sabe? Acho que a Ritinha influenciou muito nisso, porque ela é uma mulher livre, que fazia e acontecia. Sou muito diferente da Ritinha. Sou muito mais reservada."
"Não é um problema [ser reconhecida pela beleza], mas também não é algo do qual eu me orgulho. Não sou só isso. Às vezes as pessoas têm dificuldade de ir além. E a gente fica tentando mostrar o que tem além."
Sobre a fama, Mell compartilha a história de quando foi reconhecida pelas ruas de São Paulo, quando foi gravar um programa na cidade: "Foi a primeira vez que tive contato com o público. Estava andando na rua, alguém gritou 'Ritinha' e veio muita gente falar comigo. Lembro que fiquei um pouco assustada, mas é muito gostoso esse reconhecimento pelo seu trabalho."
"Recebi muitas fotos de mães falando: 'Minha filha parece muito com você'. Foi legal ser isso para as meninas. Eu não via meninas parecidas comigo na TV."
Sobre o futuro, Mell está empolgada com as oportunidades que estão por vir. "A vida de atriz continua, a gente tem que continuar estudando, fazendo testes, tentando, mas sei que tem muitas oportunidades pra mim. Esse foi só o começo."
Créditos
- Fotos: Renan Oliveira
- Assistentes de fotografia: Mavi Fontenelle e Guilherme Ferrazz
- Beleza: Piu Gontijo
- Styling: Fernanda Wally
- Produção e edição de vídeo: Chico Couto
- Produção executiva: Juliana Pinna e Victor Camara
- Coordenação de conteúdo: Anderson Dezan