Anitta compartilhou em suas redes sociais um procedimento que ela estava há muito tempo disposta a fazer: eliminar a veia saltada que ela tinha no meio de sua testa.
A cantora descobriu a existência da técnica capaz de resolver o problema por uma mensagem que recebeu no WhatsApp. Anitta precisou viajar para Goiânia, onde realizou o procedimento, e em duas horas viu a veia desaparecer da testa.
"Foi incrível. Fiquei de cabeça para baixo, fique de lado, gargalhei, me emocionei e em nenhum momento a veia veio. Fim de uma era! Não sente dor nenhuma. Não sabia que existia essa técnica. Mandaram no meu WhatsApp, fui, acreditei na coragem, não conhecia o médico, ninguém que tinha ido nesse médico. Perguntei para o meu Pai de Santo, confiei no meu orixá que falou: 'Pode ir'”, contou Anitta.
Afinal, como é esse procedimento? Quanto custa? Como a veia saltada desaparece da testa?
Audrey Worthington, cirurgiã plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que a veia sempre esteve naquele local (no meio da testa). No entanto, à medida que a pele vai ficando mais fina e a gordura vai sendo absorvida, devido ao envelhecimento, a veia fica mais evidente.
O procedimento para fazê-la "desaparecer" é feito a laser em consultório com um profissional habilitado. Mas não há garantia de seu desaparecimento na primeira sessão. O que vai determinar é o calibre do vaso.
“O laser de NdYag (Neodimiumyag), com comprimento de onda de 1064 nanômetros, tem afinidade pela hemoglobina. Ao disparar com a ponteira adequada e energia correta, o sangue intravascular absorve essa energia, lesa as hemácias e o endotélio (camada interna da veia). Assim, o sangue deixa de passar por ali, e a veia colaba (gruda as paredes internas).”
Anitta faz procedimento estético na testa: 'Tristes pela veia que se foi'
Quando a veia colaba, o sangue deixa de circular por aquela determinada veia e encontra outros caminhos e, consequentemente, a veia deixa de ser visível.
“A função do sistema venoso é o retorno do sangue ao coração e pulmões para ser reoxigenado. Pequenas veias vão aumentando de calibre e o sangue desemboca no sistema cava”, informa a cirurgiã.
Sedação
A sedação depende do limiar de dor do paciente. Segundo Audrey, a sedação ajuda a impedir que o calor do laser cause incômodo na pessoa. “O procedimento é rápido, já que é realizado através de disparos do laser”.
Cuidados nos pós
A cirurgiã recomenda compressas frias ou tapping (fitas como as usadas por Anitta), que auxiliam na compreensão externa dessas veias e colabamento, como se fosse uma meia elástica.
“A dor é mínima e podem ficar equimoses (manchas roxas, azuis ou vermelhas que aparecem na pele quando pequenos vasos sanguíneos, conhecidos como capilares, se rompem e liberam sangue sob a superfície da pele).”
A veia não some
A veia não irá sumir, continuará lá, como explica a médica:
“Uma vez colabando, dificilmente o sangue irá passar por ela novamente, mas podem ser necessárias de 2 a 3 sessões de laser.”
Preço do procedimento
O preço varia, mas cada sessão custa entre R$ 2 mil e R$ 5 mil.