Aos 77 anos, Elton John tem encarado um período difícil. O cantor do clássico "Your Song" perdeu a visão de um dos olhos por causa de uma infecção, e revelou em entrevista recente que está há quatro meses sem enxergar.
“Infelizmente, perdi a visão do meu olho direito em julho devido a uma infecção que contraí no Sul da França. Já faz quatro meses que não consigo enxergar. E meu olho esquerdo também não está nas melhores condições”, contou Elton em entrevista ao programa de televisão "Good Morning America", na última segunda-feira (25).
O cantor britânico não deu detalhes sobre o tipo de infecção que levou ao seu quadro atual, mas a cegueira pode ser uma complicação de diferentes tipos de infecção. Em conversa com o gshow, Maria Auxiliadora Frazão, oftalmologista e secretária-geral do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pontua quais são esses quadros.
"Infecções causadas por vários agentes, como bactérias, vírus e fungos, podem levar à cegueira, dependendo da região do olhos acometida e extensão da lesão causada", explica a médica. Entenda os detalhes.
Como uma infecção pode levar à cegueira
Há vários tipos de infecção que podem causar cegueira, como a de Elton John. O médico Gustavo Bonfadini, doutor em oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo, observa que, no entanto, isso depende da gravidade da infecção e do tempo sem tratamento.
Segundo o especialista, as infecções mais comuns são:
- Ceratite infecciosa: infecção da córnea causada por bactérias, fungos, vírus (como o Herpes simples ou Herpes Zoster) ou parasitas como protozoários, como Acanthamoeba;
- Endoftalmite: infecção grave dentro do olho, geralmente causada por bactérias ou fungos, frequentemente após cirurgias ou traumas oculares;
- Conjuntivite bacteriana grave: apesar de geralmente leve, casos não tratados podem evoluir para infecções mais sérias;
- Tracoma: infecção bacteriana crônica (Chlamydia trachomatis), uma das principais causas de cegueira evitável no mundo;
- Toxoplasmose ocular: infecção parasitária que inflama a retina, podendo levar à perda de visão.
Quais os sintomas de uma infecção que pode afetar os olhos
Infecção que podem afetar os olhos têm sintomas variados, mas sinais gerais como febre, fadiga, dores no corpo e mal-estar já podem indicar infecção sistêmica, como explica Bonfadini. Maria Auxiliadora aponta que os sintomas também podem variar a partir do causador da infecção.
"[Os sintomas] dependem de qual agente infeccioso for o causador da doença, desde quadros gripais mais leves, aumento de gânglios regionais, até quadros sistêmicos com perda peso, febre, falta de ar e fadiga", diz a médica.
Como evitar infecções nos olhos
As infecções nos olhos podem acontecer em diversas situações. Bonfadini cita, entre cenários possíveis, o uso inadequado de lentes de contato, destacando que má higiene ou uso prolongado podem causar infecções como a ceratite.
Ainda segundo o especialista, lesões oculares também podem ser portas para infecções, assim como o contato com água contaminada. Doenças como herpes ou toxoplasmose também podem atingir os olhos, de acordo com Bonfadini.
Quanto às infecções, Maria Auxiliadora destaca que há ainda a possibilidade de um paciente sequer desenvolver uma doença sistêmica após uma infecção.
"Toda vez que entramos em contato com um agente infeccioso podemos ou não desenvolver doença sintomática. Isto depende basicamente da relação 'agressividade do agente X imunidade do paciente'. Muitas infecções podem passar, inclusive, desapercebidas pelo paciente e só sabemos que ele teve contato com determinado agente quando realizamos testes sorológicos", explica a médica do CBO.
É possível reverter a cegueira causada por infecção?
O risco de uma infecção levar à cegueira depende da gravidade e do tempo de evolução, como explica Bonfadini. O médico diz ainda que, em muitos casos, a visão "pode ser preservada com diagnóstico precoce e tratamento adequado".
Maria Auxiliadora pontua que tratamentos adequados podem reverter casos de baixa acentuada da visão, mas há lesões que podem ser irreversíveis.
"Algumas vezes a baixa acentuada da visão pode reverter quando tratada adequadamente com a droga que combata o agente infeccioso, entretanto, caso a lesão seja muito extensa e/ou acometa estruturas e tecidos oculares que são considerados nobres para visão, a exemplo da mácula e no óptico, a perda visual pode ser irreversível", explica a médica.