Pular para o conteúdo
Mosaico BBB
{'isVisible': False}

Por Márcio Gomes, gshow — Rio de Janeiro


Neguinho da Beija-Flor — Foto: Globoplay

"A ficha ainda não caiu". Foi essa a primeira frase dita por Neguinho da Beija-Flor durante entrevista exclusiva ao gshow, nesta quarta-feira (20). Chorando ao atender o telefone e com a emoção à flor da pele por conta da despedida da agremiação de Nilópolis, após 54 anos puxando os sambas-enredo da escola, ele falou da despedida do Carnaval.

"É difícil demais. A gente morre duas vezes, uma neste momento e outra quando chega a nossa hora. Foram 54 anos de Carnaval com muitas alegrias e emoções. Mas chega uma hora que a gente tem que dar a vez para outra pessoa. Não posso querer isso só para mim... Mas é muito difícil, não vou te enganar", fala, com a voz embargada.

Carinhos e mais carinhos

Carnaval de 2025 será o último de Neguinho da Beija-Flor — Foto: Instagram

E após anunciar a sua despedida da Beija-Flor e do Carnaval da Sapucaí, uma avalanche de carinho e afeto tomou conta da vida do cantor. Desde que falou da aposentadoria da Marques de Sapucaí, Neguinho conta que não para de receber ligações e mensagens.

Brincalhão e muito divertido, durante a entrevista, mesmo emocionado com toda situação, ele solta aquela gargalhada inconfundível e se diz surpreso com tamanho carinho que vem recebendo.

"Eu não sabia que eu era tão amado (risos). E que as pessoas gostavam tanto de samba e do meu trabalho. Estou recebendo ligações de pessoas de todos os cantos do mundo. Dos Estados Unidos, Itália e até da minha filha, a Surpresa, que já a conheci com 20 anos e mora na França. A gente chorou muito falando ao telefone. Eu não pensei que seria algo tão forte deixar o Carnaval e que teria tamanha repercussão. É muita emoção. Estou chorando até agora", entrega.

O adeus à Passarela do Samba vai acontecer em 2025. E, mais uma vez, ele estará à frente da Beija-Flor, ecoando pela Marquês de Sapucaí o seu vozeirão inconfundível e cantando um samba-enredo que homenageará o seu grande amigo: Laíla - que considerava um irmão da vida. Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, conhecido como Laíla, foi diretor de Carnaval da Beija-Flor por quase 30 anos. Ele morreu de Covid em 2021.

"Vou me despedir com chave de ouro, num enredo lindo que irá homenagear o Laíla. Não tinha como deixar de cantar o último samba na Sapucaí contando a história desse irmão. É um amigo de longa data, que sinto muita falta", conta Neguinho da Beija-Flor.

Neguinho de Beija-Flor — Foto: Roberto Teixeira/gshow

Orlando vai sambar

Agora, já com a decisão tomada e deixando claro que por mais que seja difícil, não irá voltar atrás, Neguinho entrega que o primeiro ano do Carnaval, longe da Beija-Flor, não será na Avenida do Samba, mas sim na Flórida, nos Estados Unidos.

Em 2026, o sambista vai agitar a folia norte-americana na cidade de Orlando e promete empolgar a todos e colocar 'os gringos' para sambar.

"Já está tudo certo. Eu fechei com o Carnaval nos Estados Unidos. Em 2026 não vou estar no Brasil no período do Carnaval. Não fiz isso antes por conta do compromisso que tinha com a Beija-Flor. Mas agora está tudo acertado para viajar a Orlando no primeiro Carnaval longe da Sapucaí", entregou.

Ludmilla estreia na Sapucaí cantando ao lado de Neguinho da Beija-Flor — Foto: Brazil News

Aos 75 anos e 54 à frente da Beija-Flor embalando grandes sambas da agremiação, a terceira maior vencedora do Carnaval carioca, com 14 títulos, ele conta a saudade que irá sentir da escola.

"Foi uma decisão difícil demais de ser tomada. Mas foi preciso... Leio as coisas que estão saindo na imprensa e parece que são de outras pessoas, e não de mim (risos). Mas foi uma decisão pensada e necessária", finaliza.

Comunicado

Em nota oficial (conferir na íntegra, abaixo) enviada ao gshow, a escola exaltou o legado do sambista.

"O desfile de 2025 será marcado por uma emoção ainda mais especial. Além de homenagearmos o inesquecível mestre Laíla, será também o momento de nos despedirmos profissionalmente de nossa maior e inigualável voz no microfone oficial: Luiz Antônio Feliciano Marcondes, o nosso Neguinho.

Em 11 de junho de 1975, o então conhecido 'Neguinho da Vala' chegou a Nilópolis, a convite do nosso presidente de honra, Anísio Abraão David, que também foi responsável por sugerir o nome artístico que se eternizou: 'Neguinho da Beija-Flor'. Desde então, sua voz ecoou em cada verso que cantamos, em cada vitória que celebramos e em cada nota 10 que nos fez vibrar. Agora, após cinco décadas de dedicação a Beija-Flor, ele decidiu encerrar sua jornada profissional no mesmo ano em que prestamos homenagem ao legado de seu grande amigo Laíla.

Essa despedida, no entanto, é apenas do posto de intérprete oficial. Neguinho é, e sempre será, a essência da Beija-Flor. Não há Beija-Flor sem ele. Sua história está gravada em nossas cores, nossos sambas e nossos corações.

O próximo Carnaval da Beija-Flor, portanto, terá um sabor ainda mais especial: será a celebração de uma vida inteira dedicada ao samba. Seremos, mais uma vez, testemunhas de sua grandeza, celebrando juntos uma trajetória que soma mais de 50 anos, 14 títulos, 6 Estandartes de Ouro e um grito de guerra que ecoará para sempre no Carnaval brasileiro", finaliza.

Anitta, Neguinho da Beija-Flor, Alcione, Zeca Pagodinho e Pretinho da Serrinha — Foto: Marcos Serra Lima/gshow

+ gshow

Carregando Carregando
Mais de Carnaval

Seja no Rio de Janeiro ou em São Paulo, as novas musas prometem agitar a avenida

Vem aí! Atriz, apresentadora e ex-BBBs: veja quem são as novas musas do Carnaval 2025

A influenciadora compartilhou o vídeo em suas redes nesta quarta-feira (18)

Lore Improta brilha em ensaio da Unidos do Viradouro - Programa: Carnaval Gshow

'O coração já bate no ritmo do tamborim!', escreveu a atriz, que mandou confeccionar camisetas com fotos suas de topless

Flávia Alessandra relembra posse como musa do Salgueiro com fotos exclusivas

Celebridades estiveram em badalado evento carnavalesco carioca

Mari Gonzalez, Cris Vianna e mais: famosos vão a esquenta de Carnaval no Rio de Janeiro

Com um vestido semitransparente de tricô, a atriz e rainha de bateria do Salgueiro mostrou samba no pé nesta quinta-feira (12)

Viviane Araújo mostra look para ensaio de rua do Salgueiro, e leva filho: 'Quem vai no samba com a mamãe?'

Atriz conta que caiu em casa e deslocou o joelho, mas foi ao evento da agremiação e planeja ensaiar no Salgueiro nesta quinta (12)

Cacau Protásio marca presença em ensaio de rua da União da Ilha mesmo com joelho machucado

Além da apresentação à frente da bateria, ela ainda participou da gravação do samba enredo da escola

Wenny, irmã de Lexa, usa penas artificias em apresentação como Rainha de Bateria

Grávida de quase cinco meses, a cantora encantou com sua barriguinha nesta quinta-feira (5)

Lexa brilha no ensaio da Unidos da Tijuca

Influenciadora fará sua primeira participação no Carnaval do Rio

Assistente de palco do Domingo Legal, bailarina Isabella Arantes estreia como musa do Salgueiro

Cunhã-poranga do Boi Garantido fez tratamento para eliminar os buraquinhos de gordura que lhe causavam dores

Isabelle Nogueira elimina celulites para o Carnaval 2025; entenda manchas roxas