Assim como a música e o cinema, a literatura sul-coreana tem ganhado espaço e cativado públicos pelo mundo. Muitas dessas obras refletem aspectos da sociedade e da cultura do país. Com uma mistura de tradição e modernidade, os escritores sul-coreanos exploram desde questões sociais e políticas até as nuances das relações humanas, saúde mental e das lutas individuais.
Autores como Cho Nam-Joo, Han Kang e Hwang Sok-yong têm ganhado destaque internacional com suas obras, que abordam temas como o papel das mulheres na sociedade, as consequências do rápido desenvolvimento econômico e os traumas históricos do país.
Confira sugestões para se aprofundar na literatura sul-coreana moderna.
Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong, Hwang Bo-reum
Considerado um dos expoentes da chamada “ficção de cura” (healing fiction), subgênero marcado por tramas simples focadas em empatia e que conquistou leitores asiáticos, Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong conta a história da protagonista, Yeongju. Desmotivada após uma sucessão de frustrações, ela sente um vazio em seu peito. Cansada, Yeongju decide deixar tudo para trás e colocar em prática um antigo sonho: abrir uma livraria.
Hwang Bo-reum, formada em ciência da computação, Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong é o seu primeiro romance. Compre aqui.
Kim Jiyoung, Nascida em 1982,Cho Nam-Joo
Um dos maiores fenômenos da literatura coreana dos últimos tempos, Kim Jiyoung, Nascida em 1982 relata a luta contra o machismo estrutural na Coreia do Sul. A obra já foi traduzida para 18 idiomas e vendeu mais de um milhão de exemplares em todo o mundo.
Cho Nam-Joo, ex-roteirista de televisão nascida em Seul, Coreia do Sul. Para essa obra, a autora baseou-se em sua própria experiência como uma mulher que largou o emprego para se tornar dona de casa após o nascimento do filho. Compre aqui.
Pachinko, Min Jin Lee
Pachinko inicia sua trama nos primeiros anos do século XX, quando a adolescente Sunja, filha adorada de um pescador portador de uma deficiência física, se apaixona perdidamente por um rico forasteiro na costa perto de sua casa, na Coreia. Eleito um dos 10 Livros do Ano de 2017 pela Time e pelo The New York Times, o romance será adaptado para as telas em série produzida pela Apple TV.
Min Jin Lee, autora do best-seller Free Food for Millionaires, apresenta uma saga familiar que transcende épocas. Compre aqui.
Contato de Emergência, Mary H. K. Choi
Contato de Emergência entrou para a lista de mais vendidos do New York Times e foi indicado ao Goodreads Choice Award de Melhor Ficção para Jovens Adultos. Com humor e sensibilidade, a autora aborda temas como saúde mental, tecnologia, solidão e família, em uma trama comovente sobre a conexão inesperada entre dois jovens solitários
Mary H. K. Choi, criada em Hong Kong e no Texas, atualmente mora em Nova York. Além de ser autora de Contato de Emergência, Permanent Record e Yolk, ela contribui para publicações como o New York Times, GQ e Wired, e apresenta os podcasts Hey, Cool Job! e Hey, Cool Life!. Compre aqui.
Mais em Condé Nast
Todos os produtos apresentados na GQ são selecionados de forma independente por nossos editores. No entanto, quando você compra algo por meio de nossos links, podemos ser remunerados via comissão. Os preços foram verificados na publicação deste conteúdo. Preços e disponibilidade estão sujeitos à variação.