Marcas Parceiras
Por

O lago Brienz, conhecido pelo azul-turquesa de suas águas, costuma ser comparado a uma esmeralda brilhante. Já o lago Thun, graças ao azul mais fechado, remete a uma enorme safira. Falamos de dois cartões-postais de um dos destinos de inverno mais cobiçados da Europa: Interlaken, na Suíça. Ladeada por três picos majestosos – Eiger, Mönch e Jungfrau –, devidamente cobertos de neve, a região se encontra a uma hora de trem de Berna; a duas horas de Lucerna, Basileia e Zurique; a três horas de Genebra; e a cinco de Milão, na Itália. Bem no meio da Suíça, Interlaken está diretamente ligada à extensa – e pontualíssima – rede ferroviária do país. Também é provida de linhas de ônibus estratégicas e Zurique conta com voos que partem das principais cidades e aeroportos da Suíça, além de vários centros europeus.

Interlaken: um destino de aventura em meio aos alpes suíços — Foto: Divulgação
Interlaken: um destino de aventura em meio aos alpes suíços — Foto: Divulgação

Líder mundial em esportes de aventura, Interlaken é procurada pelas pistas de esqui e esqui cross-country. Há quem prefira caminhadas com raquetes de neve ou a patinação no gelo, duas opções adoradas pelos turistas. Ainda no capítulo neve, a visita à Jungfraujoch é um programa imperdível. Trata-se do ponto mais alto acessado por linha férrea da Suíça e de toda a Europa. A 3.454 metros do nível do mar, permite contemplar o platô suíço que se estende até a França, além de formações rochosas de cair o queixo. Para chegar até lá é preciso recorrer a uma estrada de ferro com mais de cem anos – a passagem por um túnel de sete quilômetros de extensão, construído entre 1896 e 1912, é emocionante. Duas paradas dentro do túnel oferecem vistas espetaculares das geleiras.

As viagens de trem são marcadas por paisagens espetaculares — Foto: Divulgação
As viagens de trem são marcadas por paisagens espetaculares — Foto: Divulgação

Difícil resistir à ideia de embarcar no célebre GoldenPass Express, que liga Interlaken a Montreux. O trem serpenteia pelas margens do lago Brienz e descortina vistas fascinantes ao longo de 3h15 de viagem. Não à toa, é considerada uma das rotas de trem mais deslumbrantes da Europa. Quem opta pela classe Prestige do trem panorâmico GoldenPass Express, similar à executiva dos aviões, desfruta de um passeio ainda mais memorável. Ela se destaca pela privacidade, por luxos como champanhe e caviar e pelas convidativas poltronas de couro.

Esqui, caminhadas na neve e patinação no gelo estão entre as atrações — Foto: Divulgação
Esqui, caminhadas na neve e patinação no gelo estão entre as atrações — Foto: Divulgação

Com sistema de aquecimento, elas podem ser giradas até 180 graus pelos comissários de bordo, mediante solicitação – tudo para facilitar a interação de grupos com mais de duas pessoas. Faltou falar que o piso da classe Prestige é 40 centímetros mais alto do que o das demais categorias. Isso se traduz em uma visão ainda melhor da paisagem fascinante em todo o trajeto.

Interlaken se converteu em um ímã de quem é fã de adrenalina não só pelos esportes de neve. A região oferece desde parapente e paraquedismo até atividades mais tranquilas, como rafting com raclette – sim, o famoso queijo é servido, devidamente derretido, ao longo do passeio. Há também flutuação com direito a fondue de chocolate e passeios de caiaque até mesmo no inverno. Uma tradição local – imperdível para quem gosta de sair da mesmice – é o hot tug. Trata-se de uma espécie de jacuzzi, com água aquecida, mantida dentro do gélido lago Brienz. Muita gente adora intercalar mergulhos na água fria e na água quente.

A região é ladeada por três picos majestosos: Eiger, Mönch e Jungfrau — Foto: Divulgação
A região é ladeada por três picos majestosos: Eiger, Mönch e Jungfrau — Foto: Divulgação

A vila típica de Brienz, com seu longo calçadão à beira do lago, é uma escala imperiosa. No centro de Interlaken, o Congress Kursaal Interlaken é um endereço imperdível. Em 2024, o complexo promove uma experiência extraordinária batizada de Winterheart-Interlaken. Para o Natal, o Jardim de Kursaal foi transformado em um conto de fadas imersivo para jovens e adultos. O mercado, produzido em parceria com o Montreux Noël, dispõe de 50 barracas, uma árvore de Natal de oito metros de altura, um caminho de luzes e até um Papai Noel voador.

As atrações não param por aí. A região ainda oferece caminhadas de inverno por paisagens encantadoras e aventuras românticas na montanha à luz da lua. Não deixe de experimentar os vinhos produzidos na região. Os vinhedos de Interlaken circundam o castelo Spiez, uma das joias arquitetônicas locais.

Mais recente Próxima Watch Day une esporte, estilo e lançamentos exclusivos no universo da relojoaria
Mais de GQ

O premiado diretor de ‘La La Land’ lança novo filme quatro anos após seu último trabalho ‘O Primeiro Homem’

'Babylon': próximo filme de Damien Chazelle com Brad Pitt ganha primeiro trailer