"Mel e Bento têm personalidades muito diferentes. Enquanto ela é mais observadora, ele é mais explorador. Então é legal ver os dois juntos, interagindo. E a gente vai ter sempre que aceitar que eles sejam da maneira deles, porque eles são quem são e é isso. Claro, a gente os incentiva a darem um passinho, a ficarem em pé, a fazerem as coisas, mas não os obrigo a nada", sintetiza o modelo Rodrigo Calazans sobre a dinâmica de paternidade que escolheu para lidar com os filhos gêmeos, frutos do relacionamento com a chef de cozinha Isabella Scherer.
A relação leve e descontraída com a dupla, que completa um ano de vida no próximo dia 29 de agosto, é algo que Rodrigo busca desde cedo: "Sempre quis ser pai, era uma vontade muito grande. Gosto muito de criança e me dava muito bem com os filhos dos meus amigos. Mas, ao mesmo tempo, via o quão difícil era para eles na criação, então também ficava com um pouco de receio. Pensava 'caramba, será que dou conta?'"
Pois o destino mostrou para o modelo que ele não só daria conta de um, como de dois de uma só vez. "A gente foi escolhido, nem precisamos planejar. Planejaram para gente. Fomos pegos de surpresa, sim. Lembro que quando descobrimos que era um, já foi um susto. Aí, quando soube que eram gêmeos, eu, que já estava chorando, chorei mais ainda. Teve esse momento de sentir que era uma coisa um pouco assustadora, mas logo depois já percebemos que havíamos sido sorteados, presenteados."
Desde então, ele afirma não desgrudar mais dos filhos: "Pedi para a Bella, por exemplo, para que tivesse também o meu momento com as crianças enquanto ela amamentava. Perguntei se o banho podia ser meu. Porque ser pai é uma escolha, né? Então temos que criar, desenvolver essa presença e esse sentimento. As mães nunca vão deixar de ser mães. Mas o pai precisa fazer por onde para conquistar esse vínculo. Tenho muita sorte também, não posso falar por outras pessoas, mas o meu trabalho me proporciona estar muito próximo das crianças. Consigo ser muito presente em tudo."
A carreira, aliás, possibilita não só mais tempo em casa junto à dupla, mas que Mel e Bento também façam parte de suas atividades. Esse foi o caso das fotos que estrela, ao lado dos filhos, para a Calvin Klein, num registro especial de seu primeiro Dia dos Pais – a divulgação da linha de tênis da label é ainda a primeira vez em que os pequenos modelam. Na coleção, há itens que vão do casual ao esportivo e ainda uma novidade a tempo de presentear na data comemorativa: a sola chunky, tendência must-have do universo de sneakers. Todos os produtos contam também com uma palmilha anatômica que se adapta ao formato dos pés e garantem o máximo de conforto. "É uma marca que desde quando comecei a atuar como modelo já era muito influente, muito grande e muito bem vista. Então, ter eu e as crianças em uma imagem com a Calvin Klein é uma realização", afirma Calaza, como é conhecido, sobre a experiência.
Já nos dias de descanso, ele revela que as prioridades são invertidas: "Adoro fazer a bagunça, deitar no tapetinho de brinquedos e brincar com eles (risos). Entro no mundo deles, em vez de querer que eles entrem no meu. Eu acho que isso é muito importante, entender que eles são crianças."
Para o futuro enquanto pai, diz desejar apenas uma coisa: "Sonho que eles façam o que gostam, que sejam felizes. Qualquer que seja o caminho deles, vou apoiá-los." Por fim, Calaza revela o significado da paternidade para si: "Para mim é estar presente, é ser presente. É todo dia, não é só uma semana, um mês, nem três anos. Acho que é para a vida inteira estar presente, amando, sendo amado, ajudando, sendo ajudado. O pai é um apoio, é um porto seguro e um encorajador para os filhos".