Na semana passada eu estava almoçando no pitoresco vilarejo de Cateri na Corsêga com meu amigo e dono do restaurante Chez Léon. Ele me comentou que havia servido um casal -- uma mulher brasileira e seu marido francês -- que estava organizando umas escapadas de bikes com uma pegada bem diferente na região.
Off the records, ele me confessou que estava, a princípio, bem cético que poderia dar certo, mas que se encantou ao ver esse sonho se tornar uma realidade. Com um largo sorriso no rosto, ele me explicou essa idéia inovadora: levar brasileiros para andar de bike pela Europa num rolê diferente e cheio de aventuras bem pensadas e organizadas.
A Bici Trip busca unir o prazer da bike ao turismo de luxo. Ou melhor, do novo luxo. O negócio foi fundado em 2019 pela marqueteira brasileira Maria Fernanda Narciso e pelo ciclista francês Arthur Feraud. Ambos uniram sua paixão e seu amor pelo ciclismo (e pela vida) para criar um conceito de experiências e escapadas no velho continente.
“Somos uma agência e operadora. Ou seja, vendemos e operamos, o que é raro no mercado", explica Maria. "Nós dominamos a cadeia e fazemos isso pelas redes sociais. Praticamente 100% dos nossos clientes vêm da internet”, completa. Junto, o casal saiu de bike a procura dos melhores itinerários, com restaurantes do Guia Michelin e hotéis de luxo em belíssimos roteiros de cicloturismo.
Atualmente, a Bici Trip opera seis rotas diferentes na Itália (Púglia e Toscana), Holanda, Portugal (Alentejo) e França (Córsega, Loire, Bordeaux eProvence). Cada rota dura seis dias e oferece uma experiência de imersão completa na cultura de cada país e região, incluindo hospedagem, todas as refeições, guia brasileira, carro de apoio, e, claro, bikes elétricas e comuns.
Os clientes não precisam ser atletas nem esperar resultados extraordinários no pedal. As expedições são pensadas para turistas comuns que amam bike, apreciam um estilo de viagem mais ativo e querem fugir dos padrões turísticos tradicionais.
Números
Com esse conceito, nos últimos anos, a Bici Trip já levou centenas de brasileiros para roteiros que exploram a Europa de bike. O negócio do casal é promissor e vai de vento em poupa. Com um crescimento de 120% de 2022 para 2023, a procura está alta e praticamente todas as vagas já estão preenchidas. A programação de 2024 já foi lançada, e em apenas algumas horas, 15% das vagas foram esgotadas.
Vamos de bike? Boas memórias, paisagens inigualáveis e uma sensação de bem-estar não faltarão na chegada.