Suar pode parecer nojento, mas também é muito bom para você. Em diversas culturas, relaxar em uma sauna virou a forma preferida para suar o corpo. Pesquisas mostram que o hábito traz benefícios para a pele, a imunidade e a saúde cardiovascular e cerebral. Há três tipos principais de sauna: a seca, a infravermelha e a úmida. O médico Deepak Nair, neurologista da OSF Healthcare, afirma que a mais conhecida e estudada é a seca. Trata-se de uma pequena sala fechada, aquecida a partir do calor gerado por um aquecedor a gás, a lenha ou elétrico, com temperatura de cerca de 90°.
As saunas úmidas, também chamadas a vapor, são diferentes. Nair explica que, embora ambas sejam salas aquecidas e possam atingir a mesma temperatura, as saunas a vapor possuem, como diz o nome, mais umidade. Já as infravermelhas utilizam uma forma de energia luminosa baseada em raios infravermelhos distantes, que penetram na pele. Elas podem igualmente ocorrer em ambientes fechados, mas também existe a opção dos cobertores infravermelhos, que aquecem apenas o corpo. Há vantagens em sentar e descansar em qualquer uma delas; veja a seguir.
1. É bom para o coração
A cardiologista Mary Branch diz que passar algum tempo na sauna seca ou a vapor pode beneficiar a saúde cardiovascular. A principal razão, segundo ela, é que a atividade reduz a pressão arterial. Isso acontece por alguns motivos: um deles é que se trata de um programa relaxante, e o relaxamento reduz a pressão arterial. O próprio calor também baixa a pressão arterial ao dilatar os vasos, o que aumenta a circulação do sangue.
2. Ajuda a melhorar seu VO² máximo
Especialistas acreditam que o VO² máximo (a quantidade de oxigênio que seu corpo consegue absorver e utilizar durante os exercícios) é uma das métricas de saúde mais importantes que temos. Melhorar esse nível pode literalmente acrescentar anos à sua vida — e a sauna se tornou uma maneira de fazer isso. “A sauna imita as mudanças fisiológicas que acontecem durante as atividades físicas”, diz Nair. Ali, a frequência cardíaca também começa a subir.
O médico explica que o exercício cria um período estressante temporário, seguido de recuperação. Na sauna, é parecido: os hormônios do estresse aumentam, mas, quando você sai de lá, o corpo se recupera desse breve intervalo de agitação (os mergulhos em banheiras com gelo funcionam de forma semelhante). Pesquisas científicas mostram que sentar-se na sauna por 15 minutos após o exercício, três vezes por semana durante oito semanas, melhora o VO² máximo mais do que apenas o treino.
3. Há benefícios para a pele
Não importa se sua ideia de skincare seja apenas passar água no rosto ou cultivar uma rotina completa de várias etapas — a sauna pode deixar sua pele ainda melhor. “O calor aumenta o fluxo sanguíneo e a circulação, o que ajuda a nutrir a tez e a dar a ela um brilho saudável. Suar ainda elimina as toxinas, desobstruindo os poros e reduzindo potencialmente a incidência de acne”, pontua a dermatologista Hannah Kopelman. As saunas infravermelhas também trazem vantagens dermatológicas. “Para gerar calor, essa modalidade usa a luz infravermelha, que penetra profundamente na pele e nos tecidos, levando a uma desintoxicação mais intensa”, analisa Hannah.
4. Você pode ficar doente com menos frequência
Estudos mostram que o uso regular da sauna melhora a imunidade. O doutor Nair explica que isso significa fazer o organismo passar por um estresse temporário, causando inflamação de curto prazo. A sauna “treina” o corpo para se recuperar desse breve estresse, o que se estende à recuperação de outros tipos de agitação corporal, como ficar doente.
5. É possível virar um atleta melhor
Há uma razão pela qual tantas academias têm sauna: incorporá-la na rotina ajuda a melhorar o desempenho. Segundo uma pesquisa, aqueles que frequentaram regularmente a sauna por três semanas após os treinos conseguiram correr uma distância 32% maior do que os que não a utilizaram. Saúde cardiovascular melhor aprimora o desempenho atlético, ponto final.
6. Seu cérebro funciona melhor
Você pode se sentir um pouco confuso logo após usar a sauna, mas, a longo prazo, há benefícios neurológicos com a prática regular. Nair aponta pesquisas científicas que a associam a um risco menor de demência e Alzheimer. De acordo com um estudo, homens que iam à sauna de quatro a sete vezes por semana tinham um risco 65% menor de demência ou Alzheimer do que aqueles que apareciam por lá apenas uma vez por semana. Por quê? Mais uma vez, tem a ver com os benefícios do aumento do fluxo sanguíneo. Um bom fluxo sanguíneo para o cérebro fornece às células os nutrientes de que necessitam, ao mesmo tempo em que remove toxinas prejudiciais.
7. Relaxamento
O simples fato de que sentar-se na sauna (ou envolver-se em um cobertor infravermelho) é um hábito relaxante não deve ser esquecido. Especialistas enfatizam que níveis elevados e prolongados de estresse são ruins para todo o corpo.
Como aproveitar melhor
Para obter o máximo de benefícios à saúde, é importante usar a sauna regularmente. Nair recomenda algumas vezes por semana, durante 15 a 20 minutos. Dá para ir à sauna no final dos treinos como forma de recompensar os músculos cansados, ou a qualquer momento do exercício. Se você é novato, comece devagar. Lembre-se de se hidratar antes e depois da prática. Caso sinta tontura, é um sinal para sair de lá e fazer uma pausa.