Esporte Clube

Por Alexandre Salvador

O Piemonte, região ao norte da Itália que faz fronteira com a França e a Suíça, é destino certo para aqueles que buscam boas experiências gastronômicas. Desse terreno repleto de colinas e montanhas saem raras e deliciosas trufas e as melhores garrafas de vinho Barolo, um dos mais apreciados rótulos italianos.

As vinícolas de Langhe-Roero e Monferrato, situadas entre o rio Po e os Apeninos da Ligúria, foram escolhidas pela Unesco como patrimônios culturais da humanidade, e é dali que provém o maior número de garrafas com a certificação DOCG, que garante tanto a procedência quanto a qualidade da bebida, um verdadeiro pedigree do vinho

Cheia de atrativos, a localidade, que fica a uma hora de carro de Turim, agora acolhe um ex-jogador brasileiro que lá expande suas aventuras no ramo da gastronomia e das bebidas: Hernanes, ídolo recente na história do São Paulo, que, em dezoito anos de carreira, vestiu algumas das camisas mais tradicionais do futebol italiano, como Lazio, Juventus e Inter de Milão.

Ele também exibe no currículo a disputa da Copa do Mundo de 2014 pela seleção brasileira. Aposentado desde maio de 2022, o pernambucano de 38 anos fixou residência na Itália desde que pendurou as chuteiras para ficar mais próximo da família."Meus filhos vivem aqui e queria estar junto deles", explica Hernanes, pai de Ezequiel, Maximo, Lúcia e Angélica, frutos de seu primeiro casamento, e do caçula Matteo, de apenas 6 meses.

$$$

O ex-esportista administra de perto um de seus investimentos no período pós-carreira: uma propriedade de 4,5 hectares onde se produzem 10 mil garrafas anuais dos tintos Barbera e Grignolino e do espumante Brachetto. A estimativa é que o local valha cerca de 4 milhões de euros. “Essa é a cifra para começar a conversar se alguém quiser comprar”, afirmou ele durante a visita do GQ Esporte Clube ao espaço.

Por dentro da propriedade

Quando adquiriu esse pedaço de terra, o brasileiro tinha outros planos para o espaço. Embora a produção de vinhos já acontecesse antes mesmo de sua chegada, a ideia era que a construção, que hoje abriga restaurante e pousada homônimos à propriedade, atuasse como uma casa de campo para ele e sua família. A pandemia, entretanto, provocou uma mudança de finalidade.

Além da vinícola, Hernanes mantém um restaurante e quartos para hóspedes, com diárias que começam nos 200 euros — Foto: Divulgação
Além da vinícola, Hernanes mantém um restaurante e quartos para hóspedes, com diárias que começam nos 200 euros — Foto: Divulgação

Agora, no topo da colina, lugar em que as uvas amadurecem e onde está construída a sede em arquitetura moderna, há um amplo salão de refeições, uma cozinha profissional, uma adega com mais de 500 garrafas e vista para videiras e construções bucólicas.

No andar superior, encontram-se cinco confortáveis quartos com banheira (as diárias partem de 200 euros para duas pessoas), com mimos como amenities da Hermès, além de uma piscina de borda infinita integrada à paisagem. Um spa é a próxima adição ao complexo, que ele chama de resort.

Onde adquirir a GQ de agosto

Para ler a reportagem completa, a edição de agosto da GQ Brasil já está disponível nas bancas e no aplicativo Globo+ e na loja virtual, com entrega para a Grande São Paulo e para Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Campinas. Para quem ainda não é assinante, vale aproveitar o combo assinatura + acesso à Confraria GQ, com 40% de desconto.

Mais recente Próxima Vasco da Gama confirma reconhecimento facial em São Januário
Mais de GQ

O premiado diretor de ‘La La Land’ lança novo filme quatro anos após seu último trabalho ‘O Primeiro Homem’

'Babylon': próximo filme de Damien Chazelle com Brad Pitt ganha primeiro trailer