Com o tema As Joias da Rainha, em homenagem à jornalista, editora e diretora criativa, Regina Guerreiro, o São Paulo Fashion Week N58 contou com 40 marcas que apresentaram suas coleções no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, no Shopping Iguatemi São Paulo, e em locações externas.
A moda, como sempre, falou alto. Mas a beleza também não ficou de fora da festa. Presente em todos os desfiles, produções de cabelos e maquiagens ajudaram a contar as histórias das passarelas, estas que, em sua maioria, tiveram a brasilidade como anfitriã.
Exemplo de Normando, estreante da Semana de Moda, que exibiu a coleção Vândalos do Apocalipse, inspirada no movimento modernista do Norte brasileiro, com uma beleza repleta de elementos e códigos da natureza – como a água e galhos de árvores. Os cabelos com gel, modelados para evocar a narrativa da marca paraense, destacaram os modelos masculinos.
O rosto corado de sol, feito com blush – item tradicional de make –, também surgiu como truque para eles nos desfiles das marcas João Pimenta, LED e Dendezeiro. O iluminador na região das têmporas e nariz o mesmo (MARTINS e Foz). Mais uma prova de que a maquiagem veio para ficar e os homens antenados que buscam por novos caminhos para o visual, podem e devem se arriscar neste universo.
Confira a seguir os nossos destaques de belezas masculinas do SPFW N58:
Traço no cabelo
A marca masculina Rafael Caetano se inspirou nos traços de Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, na coleção. O resultado disso apareceu também na beleza (cabelo e maquiagem) assinada por Gustavo Voltolini. Os fios dos modelos ganharam uma divisória interessante e fácil de reproduzir: basta um pente fino.
Iluminador no rosto
Se teve um truque de beleza que esteve presente em muitos desfiles, foi o uso do iluminador na pele. Dá até para dizer que o item de maquiagem roubou a cena das produções nesta edição. Os modelos receberam o produto nas têmporas (que, aliás, também foram destaque) e no nariz. Detalhe que os iluminadores coloridos (em tons de verde, azul e rosa) foram as escolhas dos beauty artists. Eles provocam um efeito furta-cor e realçam a aparência.
Correção natural para pele
A maquiagem é para todos, principalmente, para os homens. A ideia ultrapassada de que apenas mulheres podem fazer uso de base, corretivos, blushes, iluminadores, está – definitivamente – fora de moda. Prova disso é que grande parte das produções utilizaram correções pontuais na pele dos modelos. Tudo muito natural, sem pesar a mão, mas corrigindo imperfeições como: olheiras, manchas, marcas de acne, etc.
Penteado com óleo em gel
Foi impossível para despercebido por ele, o óleo em gel. O cosmético foi usado nos fios de cabelo dos modelos para fazer penteados mais "engomados". Na passarela de Gefferson Vila Nova, por exemplo, que trouxe a Costa Amalfitana para a coleção Amore, apontou uma tendência clássica e chique para o verão. Uma curiosidade aqui é que diferente do gel modelador mais tradicional, o óleo em gel permite uma maior maleabilidade para os fios, sem deixá-los ressecados ou até completamente duros. Invista!
Rosto corado com blush
De novo voltamos para a maquiagem – ela realmente foi predominante na moda masculina. Os blushes foram responsáveis por provocarem um efeito de "queimado de sol" nos homens. A técnica é muito bem-vinda para quem deseja trazer um aspecto mais saudável na aparência. Um leve corado, sem exageros. Os tons de terracota e pêssego prevaleceram. Uma dica compartilhada pelo beauty artist Gotham, que assinou a beleza de Dendezeiro, foi: se a ideia é passar um ar mais natural, opte por aplicar o produto nas bochechas e nariz. Esqueça as têmporas.
Fios ultra modelados
Os cabelos com efeitos ultra modelados e alinhados do desfile da marca Normando foram idealizados por Helder Rodrigues, que buscou referências nos anos 1920 e também na própria natureza. A ideia foi remeter a água, portanto, uma estética molhada. Para a técnica, ele utilizou água, pente fino (que ajudou a modelar) e gel. A proposta ficou chique e pode funcionar bem fora das passarelas.