São muitas inspirações para deixar crescer o bigode e incorporar um estilo que é pura masculinidade. Mas nem sempre é só uma questão de gosto. O padrão de crescimento dos pelos o formato do rosto ajudam escolher (ou não) quais estilos vão entregar o melhor resultado. Confira 7 ideias para você decidir o melhor para você.
Ah, e importante: o jogo aqui é o das probabilidades. Nada substitui você olhar no espelho e constatar, você mesmo, o que realmente ficou bom.
Bigode Chevron
- Como é: Mais volumoso e com os cantos arredondados, funciona melhor pra quem tem o pelo do bigode mais reto e grosso. Se a ideia é deixar um Chevron, deixe a barba toda crescer e depois vá moldando o bigode até o formato e volume certos.
- Para quem: Bom para rostos mais quadrados.
Bigode Beardstache (ou Barbigode)
- Como é: Basicamente um bigode cheio e com uma barba bem aparada ou por fazer. Bom para quem não quer chamar muito a atenção para o bigode ou prefere ter uma prévia de como o rosto vai ficar. Dica: combina em quem tem os pelos da barba e do bigode mais escuros.
- Para quem: Por estar atrelado à barba, libera os homens de rosto mais redondo a experimentarem.
Bigode Lápis
- Como é: Consegue ser clássico e ousado mesmo tempo. Isso porque se tornou muito popular entre os astros da velha Hollywood, como Clark Gable e Vincent Price, mas, justamente por isso, é compreensível que você não queira parecer um ator dos anos 1940. Se quiser tentar, prepare-se para uma manutenção quase que diária para conservar o desenho.
- Para quem: Se houver pelo suficiente – o bigode lápis é fino, mas “cheio” –, fica estiloso em todos os formatos de rosto.
Bigode Ferradura
- Como é: o nome já entrega o formato, que desce pelas laterais, formando um U invertido. É ousado e funciona bem para quem tem os fios do bigode mais alongados e, de preferência, mais finos. E, também por conta do formato, pede olhar redobrado à higiene.
- Para quem: Homens de rosto oval ou mais arredondado.
Bigode Handlebar
- Como é: O nome é porque o desenho lembra um guidão de bicicleta: fino, longo e com as pontas arredondadas. Para atingir o efeito, não corte os pelos mais longos que crescem nos cantos e use cera para fixar a “volta do vilão” que fica na ponta. E lembre-se: não existe bigode Handlebar sem cera.
- Para quem: Diferentes formatos de rosto podem tentar, mas os mais finos e os quadrados têm maior chance de se encontrarem aqui.
Bigode Morsa
- Como é: Lembra um pouco o bigode ferradura porque a ideia também é que ele “caia” pelas laterais. O objetivo é um bigodão estilo o personagem Leôncio, do clássico desenho Pica-Pau: felpudo, enorme e cobrindo a boca.
- Para quem: Fica melhor em homens de rosto largo – quem tem nariz grande também se beneficia desse estilo.
Bigode Âncora
- Como é: Trata-se de um bigode médio, num formato mais arredondado e que pede um pouco de pelo também no queixo. E um ganho incontestável: é ideal para quem tem a barba falhada nas laterais ou na emenda dela com o bigode.
- Para quem: Mais recomendável para rostos finos e quadrados