No início de 2021, dada a estratégia da Globo em se tornar uma empresa mediatech, fechamos uma parceria com a Google, que faria o nosso consumo de cloud crescer de seis a 10 vezes em um range de três anos.
Em face disso, nos deparamos com o desafio de fomentar uma mudança de consciência em todos os níveis da organização, garantindo que nesse movimento a empresa pudesse se beneficiar do que a nuvem tem de maior diferencial: a disponibilidade de recursos para inovação de forma rápida, escalável e elástica, garantindo o atingimento dos nossos objetivos de negócio com eficiência.
Com esse desafio, criamos um time multidisciplinar: o DevFinOps 😎, que vem agregando competências na medida que novas necessidades vem surgindo. Essa equipe construiu uma estratégia na adoção do Framework FinOps na Globo para garantir que houvesse consciência, visibilidade, processos e práticas que fomentassem uma mudança cultural em todos os níveis da organização, envolvendo a gestão, desenvolvedores, área financeira e a governança de tecnologia. O objetivo foi extrair o melhor valor de cada real gasto, como uma responsabilidade de todos.
A missão de DevFinOps é empoderar as pessoas para que elas possam ter autonomia para gerenciar seus gastos na cloud com o suporte de um grupo central dedicado. Na imagem abaixo, vocês conferem a estrutura do nosso core time.
DevFinOps Core Time. — Foto: Globo
👉 Se interessou pelo conteúdo e quer saber mais? Siga e fique por dentro dos artigos aqui no blog!
👀 Para mergulhar em como é trabalhar na Globo, nosso dia a dia e oportunidades, acompanhe os canais:
Linkedin - Vem pra Globo | Youtube - Vem pra Globo | Instagram - @vempraglobo