A Globo lança nesta sexta-feira, dia 29, um edital público para captação de projetos da cadeia de reciclagem. A seleção, chamada Globo Recicla, busca fomentar iniciativas que estejam alinhadas com a meta de Aterro Zero da Agenda ESG 2030 da empresa. Os projetos aprovados junto ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Lei de Incentivo à Reciclagem - Decreto 12.106/2024) e selecionados receberão recursos para que sejam viabilizados. São elegíveis ao incentivo da Globo projetos de ONGs, cooperativas, associações e instituições do terceiro setor com soluções escaláveis e inovadoras na cadeia produtiva de reciclagem e com as seguintes características:
- Iniciativas em fase de operação que necessitem de recursos para escalabilidade
- Que tragam benefícios ambientais e sociais para comunidades locais
- Possuam disponibilidade de replicar a solução
- Tenham sinergia com as ambições da agenda ESG da Globo e o desafio proposto.
O edital classifica os projetos nas seguintes áreas de atuação:
- Conscientização: Capacitação, formação e assessoria técnica com objetivo de promoção, desenvolvimento, execução ou fomento de atividades de reciclagem e/ou reuso de materiais. Fortalecimento da participação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas cadeias de reciclagem
- Reparação ambiental: Atividades de reciclagem com iniciativas de limpeza que promovam a retirada de resíduos do meio ambiente urbano, incluindo espaços públicos, praias, rios, lagoas, e posterior reutilização, beneficiamento, tratamento e/ou reciclagem.
- Triagem e segregação: Desenvolvimento de novas tecnologias para agregar valor ao trabalho de coleta de materiais recicláveis e reutilizáveis Aquisição de equipamentos e veículos para coleta seletiva e triagem dos resíduos.
- Beneficiamento dos resíduos: Implantação e adaptação de infraestrutura física de cooperativas e associações de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. Inovação tecnológica, aquisição de equipamentos e veículos para reutilização, beneficiamento, tratamento e reciclagem.
As inscrições estão abertas através do link abaixo até o dia 06 de dezembro e a publicação das iniciativas selecionadas deverá ocorrer ainda este ano.
Para saber mais sobre as práticas sustentáveis aqui da globo e economia circular, dê o play no episódio #134 - [Menos é Mais] Economia Circular e sustentabilidade na prática e não perca esse bate papo super enriquecedor.