Vida na Fazenda
Por — Florianópolis

A carreira artística corre nas veias da família de Monyque Isabella Costa. O pai, Leonardo, é um dos cantores sertanejos mais famosos do Brasil. Além disso, de seus quatro irmãos, Zé Felipe e Matheus Vargas também brilham com o microfone nas mãos, Pedro Leonardo apresenta um programa de televisão e João Guilherme tem filmes, novelas e músicas no currículo.

Mesmo longe dos holofotes, a filha do artista não deixou de seguir os passos do pai. Monyque é formada em relações internacionais, mas decidiu se dedicar ao agronegócio, setor em que o cantor investe grande parte da sua fortuna.

Leia mais

Monyque, que convive com o ambiente rural desde os primeiros passos por influência do pai e também da família materna, retomou o interesse pelo agronegócio no último ano de Relações Internais, quando focou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Na área de comércio exterior de insumos brasileiros.

"Para mim, fazenda era só aquela coisa que remontava às minhas memórias afetivas de criança de ir no curral tirar leite ou apartar vaca. Eu comecei a pensar nessa parte mais técnica quando estava no último período da faculdade de relações internacionais", relembra.

Depois de formada, ao se frustrar com as oportunidades oferecidas no mercado de Relações Internacionais, Monyque decidiu começar o zero. A mudança de carreira teve total apoio de Leonardo, que se divide entre a rotina de músico, viajando país para cumprir a agenda de shows, e nas atividades de suas fazendas.

A principal delas é a Talismã, nome que faz referência a um dos maiores sucessos da carreira. A propriedade localizada em Jussara (GO) é avaliada em R$ 60 milhões.

Monyque é irmã de Pedro Leonardo, João Guilherme, Zé Felipe e Matheus Varga — Foto: Instagram/ Reprodução
Monyque é irmã de Pedro Leonardo, João Guilherme, Zé Felipe e Matheus Varga — Foto: Instagram/ Reprodução

"Ele nunca interferiu nas minhas decisões profissionais ou de outra área da minha vida. Pelo contrário, sempre aconselha. Ele sempre quis que os filhos fossem felizes profissionalmente", garante. Segundo a filha, a mudança de carreira foi importante para estreitar ainda mais os laços com o pai.

"A minha decisão de fazer agronomia nos aproximou dele ainda mais, pois, além de ser cantor, ele é produtor rural e um cara que é ligado ao campo e que tem raízes"

A filha do cantor relembra que, no começo, até pegar experiência e conseguir se destacar, seu trabalho não era nenhum um pouco luxuoso. Apesar de trabalhar em uma multinacional do agro, precisou começar em cargos mais simples, que não exigissem ensino superior.

“Comecei nas posições mais baixas. Cheguei a lavar equipamentos que pombos fazem cocô e passava sabugo para ir para a fornalha, aquecer e fazer secagem. Acho que foi a parte mais difícil, mas a que me deu muito aprendizado”, relembra.

Atualmente, a estudante de agronomia trabalha na área de gestão em uma empresa voltada para a produção de sementes de soja, trigo, sorgo e milho. Em seu perfil no Instagram, a goiana compartilha sua rotina como estudante, além de mostrar o dia a dia no escritório e nas fazendas. Monyque também possui um quadro chamado ‘Coisas que você não sabia sobre o agro’ para tirar dúvidas e ensinar mais sobre o setor aos mais de 800 mil seguidores.

Entre tantos segmentos no agro, Monyque não esconde o fascínio com o solo. É o manejo e a forma de lidar com a terra que faz os olhos da futura agrônoma brilharem.

“É uma área que eu adoro. E também tem a parte de agricultura digital. É a partir dela que a gente consegue ter mais inovação e consegue utilizar mais os nossos recursos de forma produtiva para preservar de uma forma mais sustentável”.

Monyque acredita que a agronomia tem um papel fundamental para o futuro do planeta. "A população mundial vem crescendo, e a agronomia busca formas mais eficientes e sustentáveis de cultivar alimentos, utilizando tecnologias que reduzem o impacto ambiental e preservam os recursos naturais. Acho que a agronomia é essencial para garantir segurança alimentar, proteger o meio ambiente e construir um futuro mais equilibrado e sustentável."

Para o futuro, a filha do sertanejo prepara o lançamento de um curso para auxiliar agrônomos recém-formados e que sempre a procuram, principalmente, pelas redes sociais.

“Percebi a dificuldade de ingressar no mercado de trabalho. A faculdade ensina muita teoria e acaba tendo esse gargalo de como se preparar e se capacitar. Vendo isso, estamos preparando um conteúdo para ajudar essas pessoas que estão saindo da faculdade e capacitá-los”, finaliza.

Mais recente Próxima Profissão do agro em alta para 2025 tem salário de até R$ 35 mil. Veja qual
Mais do Globo Rural

Preparo é ideal para aproveitar as sobras da ceia natalina

Receita: o pernil que sobrou do Natal vem acompanhado de um dadinho de tapioca

Empresa está localizada em Santa Cruz do Rio Pardo, região do interior paulista que concentra produção de arroz, e atraiu interesse dos chineses

São João Alimentos busca ampliar mercados

Em 2025, consumo de biocombustível deve crescer, mas produção tende à estabilidade

Teor de etanol anidro na gasolina deve subir a 30% e elevar preços

Subsidiária da Sumitomo lança marca própria de semente de algodão com meta de vendas de 7 mil sacas em 2024/25

Agro Amazônia estreia em sementes de algodão com marca própria

País colheu 6,164 milhões de toneladas da pluma neste ano

China amplia colheita de algodão em 2024 em 9,7%

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia ainda abrange o Distrito Federal

Brasil tem 16 estados sob alerta de chuvas intensas; veja quais

Apesar da alta, o mercado sente dificuldade para a vender a fruta, um reflexo da procura enfraquecida e oferta contrastante em outras regiões

Fim de ano gerou melhora nos preços da manga no Brasil

Entretanto, a comercialização está mais lenta e ainda não interfere nas cotações

Preços das uvas seguem em alta em meio à proximidade do ano novo

Corpo de Bombeiros confirmou a morte de quatro pessoas e o desaparecimento de outras treze

Agência analisa qualidade da água no Rio Tocantins após acidente com ácido e pesticidas

A informação é de um estudo realizado pela C.Lab, laboratório de pesquisas da Nestlé Brasil

Mais da metade dos brasileiros não abre mão do arroz com uva-passa