Previsão do tempo

Por Globo Rural — São Paulo

As instabilidades persistem no Sul do Brasil neste fim de semana. A chuva acontece com muita intensidade no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com alerta para transtornos diante do volume acumulado expressivo, rajadas de vento e granizo. Durante o sábado (18/11), as temperaturas serão reduzidas, entre 20ºC e 27ºC em toda a região, segundo boletim da Climatempo.

No Sudeste, com a chegada da frente fria, a onda de calor é rompida, com condições favoráveis para temporais em São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais durante todo o sábado. Pontos de alagamentos e queda de árvores são esperados diante da força da chuva. O último dia de onda de calor ainda tem termômetros atingindo 36ºC em São Paulo, 37ºC em Vitória, 38ºC em Belo Horizonte e 42ºC no Rio de Janeiro.

No Centro-Oeste, a previsão é de pancadas isoladas, ventanias de 70 km/h e descargas elétricas, principalmente no sul do Mato Grosso do Sul. Só não há previsão de chuva no sudoeste do Mato Grosso, onde o calor continua: máxima de 42ºC em Cuiabá.

O tempo firme prevalece no sertão nordestino, norte do Espírito Santo, norte de Minas Gerais, sudoeste do Mato Grosso, Acre e norte do Pará. De acordo com a Climatempo, no sertão do Nordeste a umidade relativa do ar abaixo dos 30% ainda é destaque.

Na costa leste do Nordeste a previsão é de chuva, diante dos ventos que sopram do Oceano. Deve chover no litoral de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e extremo sul do Maranhão e do Piauí. No oeste da Bahia, a previsão é de chuva mais firme, segundo o boletim.

No Norte, a circulação de ventos e a umidade favorecem a formação de nuvens carregadas no sul do Tocantins, no sul do Pará e no norte do Amazonas, onde chove e venta forte. Por outro lado, o tempo firme e as temperaturas altas durante a tarde prevalecem no oeste de Rondônia, áreas do Acre, norte do Pará e boa parte do Amapá.

Mais recente Próxima Chuva no Sul ultrapassa média de novembro em apenas 15 dias; veja previsão
Mais do Globo Rural

País proibiu a comercialização de dezenas de marcas diferentes ao longo de 2024

Marcas de café proibidas no Brasil podem voltar a ser vendidas em 2025? Entenda

Açúcar e algodão caem na abertura desta quinta-feira

Cacau e café operam em alta na Bolsa de Nova York

Preparo é ideal para aproveitar as sobras da ceia natalina

Como usar o pernil que sobrou do Natal para fazer dadinho de tapioca

Empresa está localizada em Santa Cruz do Rio Pardo, região do interior paulista que concentra produção de arroz, e atraiu interesse dos chineses

São João Alimentos busca ampliar mercados

Em 2025, consumo de biocombustível deve crescer, mas produção tende à estabilidade

Teor de etanol anidro na gasolina deve subir a 30% e elevar preços

Subsidiária da Sumitomo lança marca própria de semente de algodão com meta de vendas de 7 mil sacas em 2024/25

Agro Amazônia estreia em sementes de algodão com marca própria

País colheu 6,164 milhões de toneladas da pluma neste ano

China amplia colheita de algodão em 2024 em 9,7%

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia ainda abrange o Distrito Federal

Brasil tem 16 estados sob alerta de chuvas intensas; veja quais

Apesar da alta, o mercado sente dificuldade para a vender a fruta, um reflexo da procura enfraquecida e oferta contrastante em outras regiões

Fim de ano gerou melhora nos preços da manga no Brasil

Entretanto, a comercialização está mais lenta e ainda não interfere nas cotações

Preços das uvas seguem em alta em meio à proximidade do ano novo