Leite

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) pediu uma nova prisão preventiva para o químico Sérgio Alberto Seewald, nesta sexta-feira (13/12). O "Alquimista", conhecido também como "Mago do Leite", é acusado de ser o responsável pelo desenvolvimento das fórmulas utilizadas pela Dielat no processo de adulteração de seus produtos.

Leia mais

Segundo Mauro Rockenbach, promotor de Justiça de Porto Alegre, a prática não era uma novidade para o "Alquimista". Seewald já havia sido alvo na 5° fase da Operação , realizada em 2014. Na época, ele foi acusado de criar fórmulas para diluir soda cáustica e água oxigenada no leite em fora da validade a fim de mascarar o sabor e o odor azedo do líquido em deteriorização.

O processo, que corre na justiça há dez anos, ainda não chegou ao fim. Seewald conseguiu uma cautelar que o permitiu responder ao processo em liberdade, sem o uso da tornozeleira. No entanto, estava proibido de atuar no setor de laticínios.

Rockenbach explica que o Ministério Público abriu um novo pedido de prisão preventiva após descobrir que o químico estava atuando clandestinamente na fábrica da Dietlat, em Taquara, no Rio Grande do Sul.

"Ele aperfeiçoou sua fórmula enquanto aguardava o julgamento. Além disso, o MPRS descobriu que uma empresa na área de propaganda e publicidade, foi criada em 2020 no nome da sua esposa com o objetivo de dar continuidade no assessoramento, bem como, para comercialização de fórmulas lácteas", afirma o Ministério em nota.

Para o promotor Mauro Rockenbach, "a artimanha demonstra completa e reprovável desconsideração para com as determinações judiciais".

Na ação realizada nesta quarta-feira (11/12), que ocorre quase 12 anos depois da primeira fase da operação, foram encontradas as fórmulas de diluição na sede da Dielat, além de uma série de documentos, imagens e planilhas falsificadas que comprovam o esquema de fraude. Os produtos comercializados pela empresa - Leite UHT, em pó, soro e composto lácteo - eram distribuídos para todo Brasil e para Venezuela.

Uma mulher, que não teve seu nome divulgado, foi presa em flagrante por orientar que os funcionários apagassem mensagens e escondessem seus celulares após a chegada dos oficiais. Além do químico, o sócio-proprietário Antonio Ricardo Sader, o diretor Tales Laurindo, o supervisor Gustavo Lauck também cumprem prisão preventiva.

Mais recente Próxima Veja quais marcas vendiam leite com soda cáustica e água oxigenada. Você já comprou alguma delas?
Mais do Globo Rural

Preparo é ideal para aproveitar as sobras da ceia natalina

Receita: o pernil que sobrou do Natal vem acompanhado de um dadinho de tapioca

Empresa está localizada em Santa Cruz do Rio Pardo, região do interior paulista que concentra produção de arroz, e atraiu interesse dos chineses

São João Alimentos busca ampliar mercados

Em 2025, consumo de biocombustível deve crescer, mas produção tende à estabilidade

Teor de etanol anidro na gasolina deve subir a 30% e elevar preços

Subsidiária da Sumitomo lança marca própria de semente de algodão com meta de vendas de 7 mil sacas em 2024/25

Agro Amazônia estreia em sementes de algodão com marca própria

País colheu 6,164 milhões de toneladas da pluma neste ano

China amplia colheita de algodão em 2024 em 9,7%

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia ainda abrange o Distrito Federal

Brasil tem 16 estados sob alerta de chuvas intensas; veja quais

Apesar da alta, o mercado sente dificuldade para a vender a fruta, um reflexo da procura enfraquecida e oferta contrastante em outras regiões

Fim de ano gerou melhora nos preços da manga no Brasil

Entretanto, a comercialização está mais lenta e ainda não interfere nas cotações

Preços das uvas seguem em alta em meio à proximidade do ano novo

Corpo de Bombeiros confirmou a morte de quatro pessoas e o desaparecimento de outras treze

Agência analisa qualidade da água no Rio Tocantins após acidente com ácido e pesticidas

A informação é de um estudo realizado pela C.Lab, laboratório de pesquisas da Nestlé Brasil

Mais da metade dos brasileiros não abre mão do arroz com uva-passa