Boi
Por — Florianópolis

O shoulder, corte bovino proveniente da região da paleta, ganha cada vez mais espaço no mercado das carnes. A peça é versátil e vem superando a picanha na lista de preferências do brasileiro na hora de montar o menu do churrasco.

Leia mais

Segundo Rossano Mendonça da Silva, proprietário da The Bife Boutique de Carnes Nobres, a explicação está no preço e na maciez, os dois fatores que os consumidores mais levam em conta.

No estabelecimento, que fica no Rio de Janeiro, a picanha angus sai por R$ 179 (quilo), enquanto a peça de shoulder angus custa R$ 104 (quilo).

“De uns cinco anos para cá, essa é uma das carnes mais procuradas por ser um corte de tendência. O custo-benefício permite que se tenha uma peça nobre e que se consiga comprar mais. Antes, todo mundo ficava refém de uma coisa só. A escolha também é por causa do sabor extraordinário”, afirma.

O chefe-churrasqueiro conta que é possível encontrar o shoulder ("ombro" em inglês), também conhecido como raquete, na forma "red", sem a capa de gordura, ou com ela presente. A escolha depende da preferência do consumidor. “É por tudo isso que ele está assumindo um pouco o espaço da picanha", diz. "São muitas as qualidades”.

O “boom” do shoulder

O aumento na procura da carne em açougues e casas especializadas é recente. Ele começou após as churrascarias e restaurantes incluírem a peça no cardápio.

Antes, o shoulder era considerado “carne de segunda”, assim como todos os cortes da parte dianteira do boi , e a recomendação era que se usasse a peça somente para o preparo na panela. Agora, ele ganhou protagonismo.

“Não falamos mais em carne de primeira ou segunda, pois se o animal é de primeira, como pode ter uma carne de segunda? O que muda são as características de cada corte. É isso o que as pessoas precisam entender. Alguns têm mais característica para churrasco, e outros, cozinha. E o shoulder chegou para ficar no churrasco”, afirma Silva.

Como fazer o melhor shoulder?

Como se trata de uma carne versátil, é possível prepará-la em espetos, grelhas, forno e até na air fryer. A dica do mestre-churrasqueiro é fazer cortes com espessura de dois a três dedos (ou 300 gramas) na horizontal. É preciso ter cuidado com a membrana que fica na parte central e que pode deixá-la dura para a mastigação.

“A gente trabalha com carnes assim até o ‘ao ponto’. A partir disso, e indo para o bem passado, começa a ficar um pouco mais ressecado. Então, o ideal é ‘malpassado’, ‘ponto para mal’ ou ‘ao ponto’”, diz.

Para garantir a suculência, o especialista em carnes opta pelo preparo do shoulder na grelha, já que os furos do espeto podem fazer com que saia líquido da peça nobre.

O que influencia na maciez?

A característica depende da raça do animal e do manejo que os pecuaristas adotam nas propriedades rurais. No caso do shoulder, as carnes mais saborosas, graças à qualidade da gordura, são as do wagyu, de origem japonesa, e as outras raças de taurinos. Todas elas têm predisposição genética e desenvolvem a maciez naturalmente, o que é diferente nos zebuínos.

Mais recente Próxima Preço do boi gordo começa a semana em alta
Mais do Globo Rural

Segundo o órgão, são espécies que podem causar impactos ambientais “significativos” se forem aplicadas

Ibama proíbe 114 micróbios em formulação de bioinsumos

Empresa processou 7,868 milhões de toneladas na safra 2024/25, alta de 7,1% ante a temporada passada

Jalles encerra moagem de cana com volume menor que esperado

Informação é de boletim da Conab divulgado nesta quinta-feira (26/12)

Baixa disponibilidade de grãos para exportação reduz valor do frete

Pedido de suspensão da lei foi feito por partidos políticos por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade

STF suspende de forma liminar lei de MT contra a Moratória da Soja

Nova campanha da instituição destaca a atuação do Senar na capacitação dos produtores rurais, assim como os resultados desse trabalho na mesa dos brasileiros

Sistema CNA/Senar entra em nova fase e busca aproximar o campo e a cidade

Valorização da soja foi impulsionada pela recuperação recente dos preços do farelo

Grãos fecham o dia em alta na bolsa de Chicago

Por outro lado, Sul e Nordeste seguem sem previsão de chuvas relevantes

Alerta laranja: chuva segue intensa desde o Sudeste até a Amazônia

Devem ser declaradas informações cadastrais atualizadas, as mortes, os nascimentos e a evolução de todas as espécies existentes nas propriedades

Prazo para declaração de rebanho termina no dia 31 de dezembro em Goiás

Documento deve ser enviado através do sistema informatizado de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave) da Secretaria de Agricultura

Citricultores de São Paulo têm até 15 de janeiro para entregar Relatório de Cancro/HLB

Vendas externas de soja devem somar 1,6 milhão de toneladas este mês

Anec mantém estimativas para exportação de soja e milho em dezembro