Negócios
Por — São Paulo

A Datagro e a XP anunciaram para os dias 5 e 6 de junho de 2025 a segunda edição do Global Agribusiness Festival (GAFFFF). O evento, que na edição de 2024 recebeu mais de 20 mil pessoas e 240 palestrantes, espera atrair cerca de 30 mil participantes no ano que vem.

O GAFFFF nasceu como uma versão ampliada do tradicional Global Agribusiness Forum (GAF), organizado pela consultoria Datagro. Uma das ideias com a mudança era atrair, além de especialistas e autoridades, também um público que não costuma ter contato com temas do agro no dia a dia.

Foi isso que levou o GAFFFF ao Allianz Parque, em São Paulo, e que adicionou três letras à sigla que o identifica (em referência a “festival”, “food” e “fun”, além do “fórum” original). Em 2025, o estádio do Palmeiras será mais uma vez o local do evento.

Na segunda edição, o fórum de discussões entre líderes e especialitas do agro será aberto ao público geral. O Allianz Parque terá três palcos para a realização de debates simultâneos, que a audiência poderá acompanhar das arquibancadas do estádio. Na edição de 2024, a programação teve, entre outros nomes, Parag Khanna, que foi consultor de política externa da campanha do ex-presidente americano Barack Obama, Janusz Wojciechowski, comissário de Agricultura da Comissão Europeia, e a política e ativista moçambicana Graça Machel.

Com a realização da 30 Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em Belém, as discussões sobre mudanças climáticas, segurança alimentar, políticas públicas, inovações tecnológicas, financiamento, biocombustíveis e produção agropecuária sustentável estarão entre os destaques da programação do evento em São Paulo. A COP será em novembro.

“O anúncio de uma nova edição do GAFFFF atualiza nosso compromisso de conectar o campo e a cidade, trazendo para dentro da maior metrópole da América Latina as discussões que interessam àqueles que produzem alimentos, fibras e bioenergia, mas também a todos que consomem o que vem das fazendas, reduzindo essa distância”, diz Luiz Felipe Nastari, diretor de comunicação, eventos e educação da Datagro. Segundo ele, cerca de 30% dos visitantes da edição de 2024 não tinham vínculo direto com o agro.

Para receber um público 50% maior que o da edição deste ano, os organizadores vão ampliar a área de alimentação (o braço “food” do evento). A arena de food vai dobrar de tamanho, e haverá novos pontos de alimentação.

Mais recente Próxima BRF anuncia aquisição de 50% da Gelprime e entra no setor de gelatina e colágeno
Mais do Globo Rural

Preparo é ideal para aproveitar as sobras da ceia natalina

Receita: o pernil que sobrou do Natal vem acompanhado de um dadinho de tapioca

Empresa está localizada em Santa Cruz do Rio Pardo, região do interior paulista que concentra produção de arroz, e atraiu interesse dos chineses

São João Alimentos busca ampliar mercados

Em 2025, consumo de biocombustível deve crescer, mas produção tende à estabilidade

Teor de etanol anidro na gasolina deve subir a 30% e elevar preços

Subsidiária da Sumitomo lança marca própria de semente de algodão com meta de vendas de 7 mil sacas em 2024/25

Agro Amazônia estreia em sementes de algodão com marca própria

País colheu 6,164 milhões de toneladas da pluma neste ano

China amplia colheita de algodão em 2024 em 9,7%

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia ainda abrange o Distrito Federal

Brasil tem 16 estados sob alerta de chuvas intensas; veja quais

Apesar da alta, o mercado sente dificuldade para a vender a fruta, um reflexo da procura enfraquecida e oferta contrastante em outras regiões

Fim de ano gerou melhora nos preços da manga no Brasil

Entretanto, a comercialização está mais lenta e ainda não interfere nas cotações

Preços das uvas seguem em alta em meio à proximidade do ano novo

Corpo de Bombeiros confirmou a morte de quatro pessoas e o desaparecimento de outras treze

Agência analisa qualidade da água no Rio Tocantins após acidente com ácido e pesticidas

A informação é de um estudo realizado pela C.Lab, laboratório de pesquisas da Nestlé Brasil

Mais da metade dos brasileiros não abre mão do arroz com uva-passa