As chuvas de outubro começaram antes do normal e devem beneficiar a safra de cana no Brasil. Essa recuperação da produção tende a aumentar a oferta global de açúcar e, com isso, pressionar as cotações no cenário internacional já a partir do início de 2025. A moagem deve sair de 592 milhões de toneladas em 2024/25 para 608 milhões no próximo ciclo, informa a consultoria Safras & Mercado.
Além do desempenho esperado com a safra de açúcar no Brasil, outros grandes produtores também estão com boas perspectivas de produção, reforçando o quadro de baixa para o açúcar. Na Ásia, o período de chuvas se estendeu além do normal, o que beneficiou a qualidade da cana em áreas da Índia e Tailândia. Também há expectativa de aumento da oferta na China. Em outro grande polo produtor de açúcar, a Europa, o clima este ano favoreceu áreas agrícolas na França, Rússia e Ucrânia.
Dê o play e ouça o comentário
Ouça o CBN Agro de segunda a sexta-feira, por volta de 5h50, no CBN Primeiras Notícias, e às terças-feiras, por volta de 13h15, no CBN Brasil.