Hortifrútis
Por — Florianópolis

Da Amazônia para o mundo, o açaí conquistou o paladar de milhões de pessoas, por atributos como o seu sabor peculiar e os benefícios à saúde quando consumido e a versatilidade. É um alimento que carrega uma rica história cultural, além de ser consumido em diferentes regiões. Tanto que tem uma data dedicada a ele. Esta sexta-feira (5/9) é o Dia do Açaí. Conheça alguns fatos sobre o fruto.

Leia também

Açaí é nativo do Brasil

O açaí é 100% brasileiro, nativo da região amazônica. É extraído do açaizeiro, planta que pode chegar a 20 metros de altura. A maior produção está no Pará, com quase 2 milhões de toneladas em uma área de 224 mil hectares, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Amazonas, Bahia, Maranhão, Rondônia, Roraima e Tocantins completam a lista dos Estados onde o açaí é destaque.

Açaí tem várias espécies

A fruta do Pará e originária da espécie Euterpe oleracea, e não é a única explorada economicamente no Brasil. Um exemplo de variedade cultivada é a Euterpe edulis, popularmente chamada de juçara, é conhecida também como açaí da Mata Atlântica. Concentrada no Sudeste e em parte do Sul, a variedade, historicamente, foi mais utilizada para a extração do palmito. Mas o fruto também tem sido manejado e comercializado.

Açaí é uma das melhores frutas do mundo

Quem afirma é o Taste Atlas, site especializado em gastronomia global. A edição mais recente do ranking d publicação colocou o açaí entre as melhores frutas do mundo, na 26ª posição. É o segundo brasileiro da lista, atrás apenas da jabuticaba, que, na classificação geral, ficou é 11º.

Açaí pode ser consumido de diversas formas e caroço é reaproveitado para a produção de adubo — Foto: Wenndel Paixão/Bioamazon
Açaí pode ser consumido de diversas formas e caroço é reaproveitado para a produção de adubo — Foto: Wenndel Paixão/Bioamazon

Açaí é consumido de diversas formas

No Norte do Brasil, por exemplo, é comum integrar as refeições, junto com farinha de mandioca ou tapioca. No Sul e Sudeste, o açaí se transforma, geralmente, em sobremesa e é misturado em tigelas com granola, frutas, xarope de guaraná e leite em pó.

Do açaí, se aproveita até o caroço

Pesquisadores e agrônomos brasileiros utilizam o caroço do açaí para desenvolver adubos e o transformam em carvão orgânico. A escolha do material aconteceu pela porosidade e a presença de biomassa na composição. Segundo eles, o produto origina o “biochar”, capaz de sequestrar gases do efeito estufa, melhorar a absorção de nutrientes e ajudar na recuperação de pastagens.

Açaí faz bem para a saúde

Além de saboroso, o açaí possui propriedades nutricionais importantes para o corpo humano: proteínas, fibras, lipídios, minerais, como manganês, cobre, boro e cromo, e a vitamina E, antioxidante natural. É considerado por nutricionistas um “superalimento” por ter baixo índice glicêmico. Uma porção de 100 gramas de açaí possui 60 calorias. O mais indicado é o consumo in natura, em polpa, sem coberturas ou acompanhamentos.

Um estudo apresentado em 2017 por Paula Cavalcante Amélio Silva Cedrim, Elenita Marinho Albuquerque Barros e Ticiano Gomes do Nascimento, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em 2017, destacou que, por ser rico em antocianinas, o açaí auxilia na modulação do metabolismo e no controle dos níveis de pressão arterial e glicemia no sangue. Outra pesquisa, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), apontou que a fruta ajuda também a aliviar a ansiedade.

Brasil exporta açaí

Os Estados Unidos são o principal destino do açaí brasileiro, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Recentemente, a Índioa abriu seu mercado para a versão em pó. Responsável por 94% da produção nacional, o Pará viu os números da exportação crescerem 86,92% de janeiro a abril de 2024, na comparação com o mesmo período em 2023. Foram 4,2 mil toneladas, com uma receita de US$ 15,84 milhões.

Mais recente Próxima Preço do melão aumenta com menor oferta da fruta no mercado
Mais do Globo Rural

Excesso de chuvas tem prejudicado o avanço da semeadura

Atraso no plantio de algodão em MT preocupa produtores

Secas e altas temperaturas nas fases de floração impactaram a produtividade

Produção de café deve cair 4,4% e manter os preços em alta

Cotações externas subiram, apesar da pressão da taxa de câmbio e do maior volume de trigo da Argentina

Preço do trigo no mercado interno se sustenta mesmo com maior oferta

Colheita foi limitada e muitos frutos manchados precisaram ser descartados

Preço do tomate sobe devido às chuvas em regiões produtoras

Derivados da cana-de-açúcar apresentaram comportamento divergente na última semana

Preço do etanol sobe enquanto o do açúcar cai no mercado de SP

Açúcar opera em alta nesta manhã

Café, cacau e algodão recuam na bolsa de Nova York

Produção seguindo princípios islâmicos ajudou exportações a países da Liga Árabe atingirem recorde de US$ 23,6 bi em 2024

Brasil avança nos mercados de carne halal: entenda o que garante esse selo

Com escalas de abate em média de oito dias, parte dos frigoríficos continuou fora das negociações

Preço do boi gordo completa uma semana estável em SP

Entrada da safra nova, especialmente do Paraná, foi um dos fatores de pressão sobre os preços na segunda-feira. Baixa em Chicago também contribuiu

Preço da soja volta a cair no Brasil, pressionado por colheita e pela queda do dólar

Reconhecimento do painel sensorial ajuda a aprimorar a produção e a fiscalização do produto no país

Embrapa recebe certificação internacional para análise de azeites