Cacau
Por — São Paulo

A Fazenda Goiabal, de Bom Jardim (RJ), venceu o ‘Desafio Tecnológico do Cacau’ com a criação e desenvolvimento de um quebra-cacau portátil, capaz de fazer a abertura do fruto sem prejudicar as amêndoas.

Leia mais

Os testes no protótipo indicaram que o equipamento aumenta em 20% a velocidade de quebra se comparado à operação manual, com cerca de 510 frutos por dia, segundo o gerente da propriedade e detentor da ideia, Felipe Silva.

“O principal é a redução do risco de acidente, além de não precisar ser uma pessoa com prática para ter produtividade”.

A fazenda com área total de 200 hectares cultiva 45 hectares de café arábica de montanha. Porém, Silva se interessou pelo cacau e começou a realizar testes com o fruto até decidir entrar na competição.

“A inovação nos deu a oportunidade de elevar o grau de qualidade do nosso café, e como o cacau tem muitas nuances e processos familiares, resolvemos buscar soluções nas duas commodities”.

O detentor da invenção receberá em janeiro um aporte de R$ 100 mil para dar escala à máquina. Após a vitória, a fazenda entrou em fase de estudo para melhorar o aproveitamento das baterias das máquinas e desenvolver o design final em parceria com uma empresa de engenharia do Rio de Janeiro.

Segundo o produtor, o diferencial do ‘quebra-cacau’ é oferecer um aparelho de corte seguro, simples e de baixo custo focado na agricultura familiar. A faixa de preço da máquina será de R$ 7 mil e o lançamento está previsto para acontecer durante uma feira de cacau em Ilhéus, na Bahia, em maio de 2025.

Quebra-cacau

Quebra-cacau

O segundo lugar na competição ficou com a empresa Phmaxx, de Itabuna, na região sul da Bahia, e o terceiro lugar com a Tornearia Divisa Metalurgia, de Correntina, no oeste da Bahia.

O Desafio Tecnológico do Cacau, realizado pelo Sebrae/BA e Faeb/Senar, em parceria com o CocoaAction Brasil e a Rede+, teve o objetivo de desenvolver uma máquina de custo acessível para a quebra do cacau, a fim de impulsionar a eficiência e a produtividade nas lavouras, principalmente entre pequenos produtores.

A iniciativa contou com o patrocínio da AIPC (Associação das Indústrias Processadoras de Cacau), Nestlé Cocoa Plan e Mondelēz International.

Mais recente Próxima Preço recorde faz produtor de cacau da Bahia voltar a investir
Mais do Globo Rural

Segundo o órgão, são espécies que podem causar impactos ambientais “significativos” se forem aplicadas

Ibama proíbe 114 micróbios em formulação de bioinsumos

Empresa processou 7,868 milhões de toneladas na safra 2024/25, alta de 7,1% ante a temporada passada

Jalles encerra moagem de cana com volume menor que esperado

Informação é de boletim da Conab divulgado nesta quinta-feira (26/12)

Baixa disponibilidade de grãos para exportação reduz valor do frete

Pedido de suspensão da lei foi feito por partidos políticos por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade

STF suspende de forma liminar lei de MT contra a Moratória da Soja

Nova campanha da instituição destaca a atuação do Senar na capacitação dos produtores rurais, assim como os resultados desse trabalho na mesa dos brasileiros

Sistema CNA/Senar entra em nova fase e busca aproximar o campo e a cidade

Valorização da soja foi impulsionada pela recuperação recente dos preços do farelo

Grãos fecham o dia em alta na bolsa de Chicago

Por outro lado, Sul e Nordeste seguem sem previsão de chuvas relevantes

Alerta laranja: chuva segue intensa desde o Sudeste até a Amazônia

Devem ser declaradas informações cadastrais atualizadas, as mortes, os nascimentos e a evolução de todas as espécies existentes nas propriedades

Prazo para declaração de rebanho termina no dia 31 de dezembro em Goiás

Documento deve ser enviado através do sistema informatizado de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave) da Secretaria de Agricultura

Citricultores de São Paulo têm até 15 de janeiro para entregar Relatório de Cancro/HLB

Vendas externas de soja devem somar 1,6 milhão de toneladas este mês

Anec mantém estimativas para exportação de soja e milho em dezembro