futsal
TIMES

Por João Paulo Tilio — São Carlos, SP


Mesmo após conseguir os resultados necessários para avançar à fase eliminatória, o Dracena deu adeus às chances de medalha na 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior, em São Carlos. O time de futsal ficou no 3 a 3 na noite desta sexta-feira (16) contra o Osasco e fechou a primeira fase com uma vitória e um empate, mas foi eliminado por escalação irregular de atleta, conforme o boletim oficial das disputas.

Escalação de Kiko fez Dracena ser punido e eliminado — Foto: Kynha / Cedida

A alegação de que a equipe estaria disputando o torneio com um jogador sem condições foi feita pelo Mogi das Cruzes, adversário vencido pelo dracenenses na estreia. A Comissão Disciplinar das disputas entendeu que o atleta Kiko não poderia estar atuando em São Carlos e condenou o time "à pena de perda do dobro do número de pontos previsto no regulamento da competição para o caso de vitória".

– A gente fica chateado, por sair da competição sem perder nenhum jogo. Dracena nos Abertos é forte, já tinha ganhado um ouro e um bronze nos últimos dois anos. É uma pena. A gente não poderia ter dado este mole, teria que ter visto melhor, mas como a regra é nova, passou despercebida – disse o presidente do time, Lucas Henrique Batista.

Segundo o mandatário, Kiko havia atuado em um torneio por outra federação que não é de São Paulo, o que não é permitido pela regra das disputas. A diretoria dracenense tinha conhecimento do regulamento, tanto que Xisto e Radaeli estavam com a equipe na cidade e não foram escalados por justamente já terem atuado em um campeonato fora do estado paulista. Porém, não se atentou ao fato do autor de um dos gols da vitória sobre o Mogi das Cruzes também estar impossibilitado de jogar.

Adversário do Dracena na estreia, Mogi das Cruzes fez alegação sobre possível irregularidade — Foto: Kynha / Cedida

Além da perda de pontos, Kiko e o técnico Edilson Leite foram punidos com um ano de suspensão dos eventos da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selj) do estado de São Paulo. Ainda conforme o boletim da competição, das decisões cabe recurso.

A eliminação mudou até o planejamento da equipe, que está fora de casa há cerca de uma semana e se programou para voltar a Dracena apenas após o jogo da próxima quarta-feira (21), diante do Botucatu, pelo Paulistão. Sem a vaga nos Abertos, o elenco saiu às 7h deste sábado (17) de São Carlos e tem chegada prevista para o começo da tarde.

Veja também

Mais do ge