O Friburguense é o campeão da Série B1 do Campeonato Carioca. Na tarde deste sábado, no Estádio Moça Bonita, o time de Nova Friburguense venceu o America por 2 a 1 e faturou a taça da competição - o jogo de ida, no Eduardo Guinle, terminou empatado em 1 a 1. Os gols do Frizão foram marcados por Maycon Douglas e Toshiya, com Pedrinho descontando para o Mecão.
O título, no entanto, não garante o clube na fase principal do Carioca do ano que vem. Tanto Friburguense quanto America ainda vão disputar a Seletiva - entenda clicando aqui.
Com um time mais leve, sobretudo no ataque, o Friburguense não se deixou abater pelo calor de Bangu e foi melhor no primeiro tempo. Tanto é que, logo no início do jogo, Maycon Douglas invadiu a área, chutou cruzado, e o zagueiro Vladimir cortou para dentro do próprio gol abrindo o placar para o time de Nova Friburgo. Toshiya (numa chance incrível desperdiçada) e Dedé quase ampliaram a vantagem ainda antes do intervalo.
No início do segundo tempo, o America ensaiou uma pressão e chegou a acertar a bola na trave em cobrança de falta. Parecia que o empate era questão de tempo. Mas Ricardo fez excelente jogada pela esquerda do ataque do Friburguense e só rolou para trás para que Toshiya empurrasse para o gol vazio.
Os minutos finais ainda reservaram um bocado de emoção porque Pedrinho, aos 40, acertou linda cobrança de falta e diminuiu para o America, que pressionou até o apito final do árbitro. No fim, uma partida de futebol em Moça Bonita.
Alguns jogadores do Frizão, no meio ao êxtase do título, comemoraram soltando pipa no meio do gramado de Moça Bonita.
Friburguense e America, agora, vão disputar a fase preliminar do Campeonato Carioca 2020, a chamada Seletiva, com outros quatro clubes: Macaé, Portuguesa, Nova Iguaçu e Americano. Dos seis, somente os dois melhores se classificam para a fase principal da competição, essa, sim com Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco e companhia. A Federação do Rio ainda vai divulgar as datas da Seletiva.
Veja também