A Federação Paranaense de Futebol (FPF) definiu que todos os seis jogos da 11ª rodada do Paranaense, neste domingo, sejam de portões fechados. A medida é para conter a propagação do coronavírus e segue uma orientação do Ministério da Saúde, que vale para todo o país. Todas as partidas estão previstas para as 16 horas, entre elas o clássico Atletiba, no Couto Pereira.
A decisão foi apurada pela repórter Nadja Mauad, do Blog da Nadja. Minutos depois, a entidade confirmou.
A medida acontece um dia depois da própria entidade garantir a realização dos jogos com portões abertos. Nesta sexta-feira, no entanto, além da CBF, o Ministério da Saúde recomendou que grandes eventos sejam cancelados ou adiados. Antes da decisão, o Athletico também pediu que seus torcedores não comparecessem ao jogo.
Entre os estados que tomaram medidas semelhantes estão Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, nas partidas que acontecem na capital.
Na última quinta-feira, a Conmebol anunciou a suspensão da próxima rodada da Copa Libertadores. A partida do Athletico contra o Jorge Wilstermann, em Cochabamba, na Bolívia, prevista para a próxima terça-feira, está dentro das normas determinadas pela entidade. Na Bolívia, os orgãos de saúde já orientavam que os jogos no país fossem cancelados ou de portões fechados.
Reembolsos
Apenas Londrina, Athletico e Coritiba informaram como será o reembolso dos ingressos comprados.
Athletico: como todas as compras foram feitas com cartão de crédito, elas serão estornadas desta sexta até segunda-feira. Dessa forma, não será necessário comparecer às bilheterias.
Coritiba: os torcedores que já adquiriram suas entradas para a partida poderão receber o reembolso do valor dos ingressos na bilheteria do estádio Couto Pereira, de quarta a sexta-feira das 10h às 18h e sábado das 10h às 17h. A devolução dos valores será feita mediante apresentação do ingresso. Caso o torcedor tenha adquirido via internet, poderá fazer o cancelamento diretamente no site do clube.
Londrina: Os torcedores que fizeram a aquisição do ingresso antecipado para a partida terão direito ao ressarcimento do valor investido na compra do bilhete. A devolução integral do dinheiro será feita a partir desta segunda-feira (16) até sexta-feira (20) no posto de venda em que o torcedor fez a compra do ingresso. Veja aqui a lista dos postos de venda.
O torcedor terá ainda a opção de permanecer com o ingresso deste jogo e utilizá-lo normalmente a próxima partida do Tubarão em casa. Claro, desde que a partida também seja liberada para a entrada do torcedor.
Já ao torcedor que adquiriu o Passaporte Galera Tubarão, ele também poderá entrar normalmente na próxima partida do Tubarão em casa desde que ela, claro, seja liberada para a entrada do torcedor.
Confira os jogos deste domingo *
- Londrina x Operário-PR - Estádio do Café
- Toledo x Paraná Clube - Estádio 14 de Dezembro
- União Beltrão x FC Cascavel - Estádio Anilado
- PSTC x Cascavel CR - Estádio Ubirajara Medeiros
- Cianorte x Rio Branco-PR - Estádio Albino Turbay
- Coritiba x Athletico - Estádio Couto Pereira
* todos os jogos serão às 16 horas.
Veja a nota completa da FPF
SÚMULA: Jogos com portões fechados – COVID-19 (Coronavírus).
Em 13 de março de 2020.
HÉLIO PEREIRA CURY, Presidente da Federação Paranaense de Futebol, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto da Entidade,
CONSIDERANDO a recomendação do Ministério da Saúde, com relação a pandemia do COVID-19 (Coronavírus), onde destaca que “os jogos de futebol se enquadram em eventos de massa. Dessa forma devem seguir as orientações do Ministério da Saúde.”;
CONSIDERANDO o risco de propagação e contaminação em massa, bem como a saúde de todas as pessoas envolvidas no evento;
CONSIDERANDO a necessidade de prevenção do COVID-19 (Coronavírus);
R E S O L V E:
Art. 1º - Os jogos da 11ª Rodada do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da 1ª Divisão – Temporada 2020 deverão ser realizados com portões fechados.
Art. 2º - Os torcedores que já adquiriram ingressos para as partidas da 11ª Rodada do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da 1ª Divisão – Temporada 2020 deverão buscar informações relativas ao ressarcimento, diretamente com os Clubes responsáveis pela comercialização.
Art. 3º - Publique-se no Boletim Oficial, para os efeitos do art. 71, do Estatuto da Federação Paranaense de Futebol.
Veja também