TIMES

Por Rebeca Letieri, para o Eu Atleta — Rio de Janeiro


Cesar Cielo, na foto comemorando o ouro nos 50m livre no Mundial de Barcelona 2013, lista os benefícios da natação — Foto: Adam Pretty/Getty Images

Estrela maior do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos da Coreia do Sul, que começou neste fim de semana e vai até dia 28 de julho, a natação é conhecida pelos especialistas como uma das atividades físicas mais completas quando se trata de benefícios para o corpo e para a saúde do praticante. Além de auxiliar na perda de calorias, é uma atividade aeróbica e um esporte sem impacto. Ou seja, emagrece, melhora a capacidade cardiorrespiratória e oferece menos riscos para os ossos e as articulações do corpo, podendo ser recomendada para todas as idades. Mas esses estão longe de ser os únicos benefícios das aulas e treinamentos da natação, como enumera Cesar Cielo, campeão olímpico nos 50m livre em Pequim 2008 e dono de dois bronzes (nos 50m livre em Londres 2012 e nos 100m livre em Pequim). Maior nadador da história do Brasil, Cielo também conquistou 16 medalhas em Mundiais (Indianápolis 2004, Roma 2009, Dubai 2010, Xangai 2011, Barcelona 2013 e Doha 2014), 11 delas de ouro. Em 2010, criou o Instituto César Cielo com o objetivo de promover a prática e o desenvolvimento da natação brasileira. Junto à sua mãe, a educadora física Flávia Cielo, o atleta listou os benefícios da modalidade para o EU Atleta.

Na infância

  • Maior capacidade de aprendizagem no ambiente escolar;
  • Desenvolvimento de habilidades corporais;
  • Permite trabalhar aspectos como a afetividade, a autoconfiança e a criatividade.

Para nadadores de todas as idades

Do ponto de vista músculo-esquelético:

  • Auxilia na melhora da força e do tônus muscular;
  • Flexibilidade;
  • Fortalecimento dos ossos e das articulações;
  • Trabalha todos os grandes grupos musculares.

Para a saúde:

  • Diminui o estresse;
  • Promove a circulação sanguínea;
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares;
  • Aprimora o sistema respiratório;
  • Esporte muito bem tolerado pelos asmáticos e pessoas com outros problemas respiratórios (por induzir uma brococonstrição menos severa do que outros).

Esses dois últimos itens se referem aos benefícios da natação para a saúde dos alérgicos, especialmente as crianças, reduzindo crises e internações ao amenizar os sintomas dos problemas respiratórios, como rinite, sinusite, bronquite e asma.

– Esse efeito de proteção, que é bastante benéfico, se dá por conta da umidade na superfície da água, fazendo com que durante a natação, o ar seja inalado não ressecando as vias aéreas, resultando na redução da perda de água durante a respiração, o que possivelmente diminui a osmolaridade do muco dentro das vias aéreas – explica Cesar Cielo, referindo-se à diminuição do espessamento do muco.

Um dos esportes mais completos que existem, a natação trabalha o corpo todo — Foto: Getty Images

Perda calórica

Cielo lembrou que o American College of Sports Medicine recomenda realizar pelo menos uma hora de intensidade moderada de exercício cinco vezes por semana para incentivar a perda de peso. Uma aula de natação queima, em média, 600 calorias por hora. Mesmo assim, se você nadar vários quilômetros por dia, você não vai emagrecer a menos que controle sua ingestão de alimentos.

– Para perder peso, você precisa de um déficit calórico, ou seja, comer menos calorias e gastar mais. O número de calorias que você queima vai depender de quanto você pesa, quanto tempo você nada e da intensidade do esforço – acrescentou Cielo.

A natação pode ter um efeito colateral incômodo para aqueles que tentam perder peso: o aumento de apetite após nadar ocorre com mais intensidade do que na corrida ou ciclismo. Alguns creditam esse efeito à termorregulação (efeito do resfriamento corpo pela água), pois o gasto para manter a temperatura corporal é um dos fatores que mais consomem energia. No inverno, isso pode se intensificar. Mas o frio não é motivo para parar de nadar. O ideal é manter uma regularidade durante todo o ano. E a natação pode ser ainda mais importante no inverno no combate às doenças respiratórias.

Veja também

Mais do ge

Modalidade trabalha fortalecimento integral do corpo e pode complementar outras atividades físicas, como faz a influencer fitness participante do BBB 25

Quais os benefícios do pole dance, praticado por Gracyanne

Adriana Camargo ensinas asanas para trabalhar o Chakra Muladhara

Yoga para repor energias: inicie 2025 com equilíbrio e força - Programa: Eu Atleta

Influenciadora fitness, participante do BBB 25, tem uma rotina intensa de preparação física que vai além da academia

Não é só musculação: veja outros exercícios de Gracyanne

Modalidade de exercício físico que usa o peso do próprio corpo tem se popularizado

Calistenia: veja o que é, benefícios e cuidados

Mistura de corrida e exercícios funcionais, atividade atrai público mais diverso graças à oferta de um treino intenso com elementos de baixa complexidade e menor risco de lesões

Hyrox: conheça tendência fitness que pode virar febre em 2025 e desbancar crossfit

Relembre as principais orientações sobre como construir massa muscular

Quais as melhores dicas de hipertrofia de 2024

Médica do esporte Ana Paula Simões detalha relatório de plataforma com dados sobre atividade física no Brasil e no mundo

App de exercícios físicos mostra tendências de 2024

Adriana Camargo ensina asanas para fortalecer o core, centro do poder físico e emocional

Yoga detox: comece 2025 com leveza e energia renovada - Programa: Eu Atleta

Treinador Gustavo Luz explica necessidade de adaptar volume e carga de exercícios de forma segura

Você está treinando demais? Saiba como identificar overtraining

Adriana Camargo ensina asanas perfeitas para se fazer antes de dormir

Yoga: posturas para evitar insônia e ter sono reparador