O percurso da 18ª edição da Maratona do Rio, que acontece no dia 14 de junho de 2020, foi revelado na tarde desta quinta-feira (16/01). Como o EU Atleta adiantou em novembro, o trajeto é quase o mesmo do ano passado, porém sem a subida e descida do túnel Rio 450. Com isso, a prova tornou-se 100% plana e, portanto, mais rápida. A Avenida Niemeyer continua fechada por determinação judicial, após constantes episódios de deslizamentos na via, o que impede a volta ao percurso tradicional, que começava no Recreio dos Bandeirantes. A Maratona do Rio já está com as inscrições abertas.
A Largada/Chegada será no Aterro do Flamengo. A prova largará, às 5h30 da manhã, seguindo em direção ao Centro da Cidade, passando pelo Praça XV, Rua 1º de Março, entrando pela primeira vez no 1º Distrito Naval (como na Maratona Olímpica). Depois, contornará o Museu do Amanhã na Praça Mauá, seguindo pelo Boulevard Olímpico até o AquaRio, retornando pela Via Binário, seguindo pela Av. Venezuela até entrar na Av. Rio Branco, passando em frente a Igreja da Candelária. Ali, vai acessar a Rua 1º de Março, contornará o Museu Histórico Nacional, seguindo pelo Aterro, Botafogo , Copacabana e Ipanema, fará o retorno no final do Leblon em direção ao Leme, para voltar ao Aterro do Flamengo no mesmo local da Largada.
- Pensamos sempre no bem-estar dos nossos atletas, amadores ou não. A nossa ideia, com as mudanças no percurso, agora mais linear, plano e rápido, é tornar a prova ainda mais agradável. Essa mudança certamente vai impactar diretamente o tempo final da prova. Esperamos que o público goste - disse João Traven, um dos organizadores da prova.
Sem túnel também nos 10 km
A prova de 10 km, prevista também para o dia 14 de junho, é outra que tem uma alteração importante: começando nas proximidades das ruas Barão do Flamengo e Almirante Tamandaré na pista mais próxima do mar, no sentido Zona Sul – Centro, ela não fará mais o retorno no túnel Marcelo Alencar, entrando na Praça XV para essa volta até o Aterro, onde fica a chegada.
A Meia Maratona, que acontece no sábado, 13 de junho, segue igual ao que foi ano passado, com largada no final da praia do Leblon, seguindo pela orla do Leblon, Ipanema, Copacabana, Centro Histórico e Aterro do Flamengo, onde se encerra. A prova de 5 km, marcada para dia 14 de junho, também não terá mudanças no trajeto.
Veja também