Ele entra nas nossas casas todos os dias por volta das 19h. E quando não está na pele do Dom na novela Pega Pega, o ator David Júnior está praticando algum esporte. Inquieto desde pequeno, ele pedala, corre, faz musculação, canoagem e muay thai. Não à toa foi escolhido para ser, pela segunda vez, um dos padrinhos da corrida Partiu, Globo, que acontece no dia 29 de outubro, nos estúdios da emissora. Mas é a cerca de 32km do seu local de trabalho que David se prepara para fazer bonito. Natural de Nova Iguaçu, ele tem em seu quintal 7km de subida para praticar montain bike e corrida. Foi na Serra do Vulcão, que tem quase 700m de altura, que David recebeu a equipe do Eu Atleta para uma manhã de muita aventura e diversão (veja o vídeo abaixo).
David Júnior, ator de Pega Pega, anda de bike e fala sobre sua vida de atleta amador
Pouco conhecido, o local tem esse nome porque lá se localiza um vulcão extinto há cerca de 40 milhões de anos. Cheio de trilhas, o maciço tem ainda duas rampas para prática de parapente e asa delta no topo. Com muitas pedras e vegetação seca, a subida é desafiadora. Há trechos de mata e outros que lembram um deserto.
- É bom saber que temos esse lugar que pouca gente conhece, é um lugar pouco divulgado, mas muito querido pela galera daqui que faz corrida de montanha e montain bike. O nível de dificuldade é bem grande, e dá para ver a cidade inteira daqui de cima. Dá para chegar aqui, meditar, falar com Deus. Por isso gosto desse lugar - comentou David.
Ao lado do seu treinador e amigo, Felipe Salazar, David encarou os 7km de bike munido de mochila de hidratação e câmera no capacete para registrar tudo. Sempre que passava por alguém, era saudado e respondia com bom humor e um sorrisão. Sorriso este que por muitas vezes deu lugar a uma expressão de dor, porque mesmo sendo o ciclismo seu esporte preferido, aquele que o acompanha desde criança, ele precisou parar algumas vezes para retomar o fôlego antes de seguir em frente.
- Sempre fui ligado ao esporte, e o meu preferido é a bike. Minha mãe diz que eu nem sabia andar e já saía por aí de velotrol. Aprendi a pedalar numa bike enorme de padeiro e nunca caí - contou o ator, que já pensou em ir de Curicica, onde ficam os Estúdios Globo, até Nova Iguaçu pedalando.
Já a corrida entrou na vida de David há uns seis anos. E sua modalidade preferida é a de aventura, onde os atletas também fazem canoagem e montain bike. O ator ainda pretende fazer duatlo e diz que só não tenta o triatlo porque morre de medo de nadar no mar. Mas como conciliar todas essas atividades com as gravações da novela? Com jeitinho e organização, ele consegue.
- É complicado, mas tento pedalar todos os fins de semana. Muay thai faço quando encontro meu mestre, e corro na rua sempre que dá ou na academia mesmo - afirmou.
Na corrida Partiu, Globo o ator de 31 anos e 1,85m de altura, vai poder mostrar se os treinos estão fazendo efeito. Ele está ansioso para o grande dia e elogiou a iniciativa da emissora de abrir as portas para os corredores.
- Tem gente que não corre, mas vai querer ir só para conhecer nossa fábrica dos sonhos. Na última edição a galera dos efeitos especiais foi brilhante. Acho muito bacana. Fiquei apaixonado na primeira edição e fiz questão de fazer parte da segunda. A corrida em si já é motivadora. Tem sempre um cara que vai gritar no seu ouvido para você não desistir, e aí você vai mais um pouco. E levar isso para os estúdios é muito bom. Traz a galera de fora para dentro, e a galera de dentro também se motiva a correr.
E para David, como será que foi colocar os pés pela primeira vez nessa fábrica de sonhos?
- Nunca é normal entrar na maior emissora de TV do Brasil. Primeiro porque você tem muitas referências lá dentro. Contracenar com Milton Gonçalves e Irene Ravache era inimaginável. A primeira vez que que entrei lá eu tinha 22 anos e tremi igual vara verde. É uma responsabilidade muito grande, você representa milhões de pessoas. Mas ao mesmo tempo é muito gostoso. Borboleta no estômago, aquela coisa apaixonada.
Paixão que começou meio por acaso. Então bancário e modelo, David Júnior foi chamado para atuar em uma peça de teatro. Na verdade, só entrava e saía de cena sem falar nada. Mas foi ali, olhando os atores da coxia que ele descobriu que era isso o que queria fazer para viver. Estudou, venceu as dificuldades e hoje está em sua quarta novela na TV Globo.
- Já fui gerente de banco e na época tentava ser modelo. Um dia me convidaram a participar de uma peça onde eu entraria e sairia sem falar um ai. E eu fiz uma brincadeira que o povo adorou e aí fiquei quatro meses fazendo isso, entrando e saindo. Eu ficava só olhando, admirando, e o professor Serpa (Carlos Alberto Serpa) viu isso e perguntou se eu não queria estudar. Eu disse que morava em Nova Iguaçu, trabalhava, não tinha grana, e ele me deu uma bolsa de estudos de 100%. Estudei, me formei e estou aí até hoje, num susto. Num tombo, tropecei, caí nessa profissão e estou até hoje apaixonado - conta, emocionado.
A história da carreira de David está registrada em seu corpo, na única tatuagem que ele tem, a palavra serendipidade.
- Significa quando você vai de encontro a uma coisa e acaba encontrando outra. Minha vida se resume a essa palavra.
No dicionário, serendipidade é o ato de descobrir coisas agradáveis por acaso. E é mais ou menos isso que acontece quando você chega ao topo da Serra do Vulcão. Seja correndo, pedalando ou mesmo de jipe, o local reserva vista de toda a cidade de Nova Iguaçu e sensações diversas, como paz, plenitude e gratidão, para quem o explora. É por isso que o local David Júnior faz questão de convidar a todos, como fez com a equipe do Eu Atleta, para desvendar os enigmas do vulcão.
- São 7km, mas não se assuste, dá para fazer. Já trouxe amigos que conseguiram. É lindo, a vista é sensacional e vale muito a pena, para a vida. É para você chegar ao topo e falar “Estou aqui, cheguei, consegui”. Acho que vocês vão gostar muito.
Fica a dica.
A corrida Partiu, Globo terá percursos de 4km e 7km, além da caminhada de 4km, dentro dos Estúdios Globo (Projac), em Jacarepaguá, no dia 29 de outubro. As largadas serão em ondas, começando às 7h para corrida e 10h para caminhada. Inscrições pelo SITE OFICIAL.
Veja também